Projetos Zarpante

Aqui você descobre projetos com os quais trabalhamos.

Notícias e posts sobre projetos em andamento, novidades sobre trabalhos financiados e curiosidades relativas aos artistas e suas obras.

Tarrafal – Um Campo em Morte Lenta:

Como podem ver pelo trailer acima, o filme “Tarrafal – Um Campo em Morte Lenta” terá um alto nível qualitativo! Trata-se de falar de um espaço que pertence ao passado recente de Cabo Verde e que representa um dos momentos mais terríveis da história do país! Não deixemos o tempo apagar esse período! O filme irá refletir sobre esse processo de esquecimento, perguntando se a existência do espaço físico do Campo de Concentração garante a memória da sua história e do papel que teve como elemento de destruição da oposição ao regime de Salazar.

E o melhor de tudo é que todos podem ajudar este filme! Seja de onde for, esteja onde estiver, sua contribuição é muito importante para que o filme possa ser concluído e ganhe a visibilidade merecida!
Venha participar deste projeto único, que merece a atenção de todos os cabo-verdianos, dos portugueses e de qualquer pessoa que se interesse por história! Você pode fazer toda a diferença ao contribuir (seja como puder) para o resgate de uma parte tão importante da história de Cabo Verde.

Saiba mais sobre este  projeto e contribua no link seguinte: Tarrafal – Um Campo em Morte Lenta

https://i0.wp.com/www.zarpante.com/theme/zarpante/files/pitch_pics/thumbs/296x197/1/1_43e16767e33bb9324410000103de75cd.jpg

Primeiro projeto financiado em nossa plataforma!

A gravação do clipe para a música Um Corpo Só do cantor Penna Firme com participação do BNegão, pronta e vocês já podem assistir ao resultado deste projeto para o qual fizemos a captação! Pessoas da Holanda, de Angola, da França, do Brasil e de alguns outros países contribuíram para esse projeto do carioca Penna Firme!

Zarpante agradece a todos os que tornaram possível este projeto!

Janeiro de 2012: dois novos projetos em nossa plataforma!

– Barreras! Um outro projeto  financiado por meio de Zarpante:

Entrou hoje em nosso site um projeto muito legal e de importância para toda a sociedade! Um projeto que Zarpante abraçou com orgulho por acreditarmos na necessidade de conscientizar as pessoas sobre o estado atual do sistema carcerário brasileiro e principalmente sobre o que tem sido feito culturalmente falando para ajudar os presos a se reinserir na sociedade! Hoje temos cerca de 500 000 pessoas no sistema carcerário do estado do Rio De Janeiro! Mulheres e Homens, jovens e adultos, dos quais 80% são negros ou mestiços e vem  de comunidades carentes, 70% nunca terminaram o primeiro grau de estudos , mais de 30% são analfabetos! É urgente que passemos a olhar para estas prisões de outra maneira e que vejamos os presos como seres humanos que não tiveram acesso a educação, arte, cultura e tantos outros elementos que forjam uma bagagem para a vida!

O projeto Barreiras começou da iniciativa de músicos liderados por Rafael Kalil quando em turné se apresentaram com suas bandas para os detentos do Estado. Esse projeto seguiu itinerante de presídio em presídio levando a música para estes presos. A resposta foi tão boa que daí surgiram diversos outros tipos de projetos e relações que resultaram em mais de 200 exibições de filmes para presos, 20 shows, 14 bibliotecas entre muitas outras ações.

O filme conta essa história toda com imagens inéditas e uma série de depoimentos importantes.

O responsável pelo projeto é o músico, compositor e empreendedor sociocultural, Rafael Kalil que já trabalhou em rádios comunitárias e na produção de diversos eventos na cidade do Rio de Janeiro. Entre os anos de 2006 e 2010 atuou com projetos junto ao Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro onde coordenou projetos de cinema, música, literatura, entre outros. Exibiu mais de 200 filmes no cine clube, produziu mais de 20 shows em Penitenciárias e carceragens de delegacia, montou 14 bibliotecas entre outras ações!

Chamamos toda a rede Zarpante e os apreciadores de nosso trabalho a darem uma olhada no projeto,nas fotos, nos vídeos, etc. Para mudar a sociedade as vezes é necessário mais que política: um simples sentimento de responsabilidade e a certeza de que juntos podemos pouco a pouco edificar uma base solida para que cada vez menos pessoas precisem ser presas e que nossa sociedade ganhe muita paz e muita cultura! As desigualdades e injustiças existem mas temos aqui uma chance de contribuir para a construção da sociedade que queremos! A chance de provar que apesar de nossas diferenças, juntos sempre poderemos mais e que horizontalizando o saber e o conhecimento, só temos a ganhar como sociedade!

Venham espiar por traz das grades com Rafael Kalil e ajudem Zarpante a divulgar o projeto e captar os fundos necessários para que possa acontecer! Para compartilhar e/ou contribuir clique aqui!

Projeto encerado e meta atingida!

Outros artigos sobre o projeto:

O poder da transformação…

Uma noite mágica!

Vida bandida!

– Reta final!

Festa solidária.

Lendo nas prisões.

Indignação positiva!

Filmes sobre o cárcere!

-Ceci n est pas de l eau! O terceiro projeto a atingir a meta financeira em nosso site:

Gosta de cachaça? Quer ajudar o produto a se internacionalizar? Quer ganhar prémios e ajudar o pessoal a produzir esse filme sobre a bebida mais brasileira que há?Saiba mais sobre o projeto aqui!

Basta acessar  o link seguinte e contribuir: http://www.zarpante.com/investment/ceci-n-est-pas-de-l-eau-1051

Projeto encerado e meta atingida!

– Sedição!

Um projeto português para ajudar o Artur Nogueira a restaurar a escultura de 4 toneladas que se danificou durante o transporte!

Ajudem e ganhem ovos de avestruz pintados, cintos de couro de avestruz, e muito mais! Produção 100 por cento portuguesa!

Para contribuir clique aqui!

Projeto finalizado

– Projeto Domitila!

Projeto na cidade do  Porto!

Com participação de Espanhóis, Portugueses e um compositor brasileiro…

Quem será este compositor?

Ópera na cidade do Porto em língua portuguesa, com modinhas, valsinhas e outros elementos da cultura Luso- brasileira.. Saiba mais sobre o projeto em nosso site!

“Olá a todos!

Precisamos de ajuda para estrear a “Domitila” em Portugal!

Pretendemos estrear o projeto em Novembro 2012 no Porto.

Projeto finalizado!

Vamos começar por vos falar da Domitila. Era uma mulher ousada, apaixonada, louca e irreverente. Conheceu D. Pedro IV (I imperador do Brasil) em S. Paulo, numa das viagens do imperador, e a paixão toma conta dos dois.
Títilia e o seu “Demonão” trocam imensas cartas de amor, de ciúme, de desprezo, comunicações imperiais.. Estes, e muitos outros motivos servem para os dois amantes se falarem utilizando o meio de comunicação da época.
D. Pedro tinha fama de “mulherengo” mas Domitila, a sua amante favorita, sem dúvida ocupou um lugar de destaque na história pois conviveu na corte lado a lado com a imperatriz. Aliás a história de amor destes dois amantes é muito retratada em imensas séries, filmes e novelas Brasileiras, uma vez que marcou a história do Brasil e também de Portugal…”

Saiba mais sobre o projeto nos links seguintes:

Link do projeto na plataforma Zarpante: Para saber mais sobre o projeto e/ou para contribuir, clique aqui!

Página facebook: para reunir todos os apreciadores e os responsáveis  pelo projeto em um mesmo lugar! Venha curtir a página facebook e ajude a compartilhar a noticia nas suas redes sociais! Clique aqui!

Participe e torne possível esta digressão na cidade do Porto!

Agradecemos pelo interesse e aguardamos sua visita ao nosso site!

– Lisboa Mestiça

Um projeto sobre Lisboa e os seus habitantes!

Zarpante tem a honra de anunciar mais um belo projeto em nosso site! Venha Zarpar pelos mares da diversidade cultural de Lisboa com a nau Zarpante!

Projeto no site Zarpante

Lisboa Mestiça é a narrativa da vivência diária das várias comunidades, estrangeiras e imigrantes, em Lisboa, que atualmente ascendem as 200.000 pessoas.

Gostou? Então venha contribuir com o que puder e receba recompensas por sua contribuição! São Cds, livros, camisetas, e muito mais! Acesse o link seguinte para saber mais sobre este projeto e sobre como contribuir: Lisboa Mestiça!

Alguns outros links em torno do projeto:

José Manuel de S.Lopes no IMDB

Blog Lisboa Mestiça!

Página facebook do projeto Lisboa Mestiça! (curta a página e estará ajudando a divulgar este projeto)

– Angola Mãe Querida.

Temos o enorme prazer de anunciar o primeiro projeto angolano em nosso site! O livro “Angola Mãe Querida”, é de autoria do angolano (com origens Cabo Verdianas) Gregório B.T. Semedo, que neste momento, reside em Portugal!

A obra viaja pelo quotidiano de Angola após a guerra civil. Embora seja uma obra de ficção, os personagens nos permitem conhecer um pouco da realidade angolana.

“O livro Angola mãe Querida, conta a história de um jovem emigrante “Zito” que passa pelo processo de adoção de uma nova pátria contrastando com a busca e resgate de suas verdadeiras origens em Angola. O livro Angola mãe Querida toca ao de leve nos fenômenos de dispersão do povo angolano: o tráfico negreiro e a guerra civil.”

A intenção é de editar e distribuir exemplares do livro em Angola, Portugal e Cabo-Verde!

Veja aqui um trecho, e uma ilustração do livro que queremos lançar!

Praia Morena ( Quadro do próprio escritor Gregório Semedo)

Praia Morena ( Quadro do próprio escritor Gregório Semedo)

1- Praia Morena

“Ao Passarem em frente da antiga ponte cais comentam:

– Daqui partiram muitos africanos com destino a diversas partes do mundo.- Diz Zito.

– É verdade, a maioria foi com destino ao Brasil e Estados Unidos da América. No Brasil a maioria foi para trabalhar nas plantações de café e cana de açúcar.- Completa Ferreirinha.”

Vamos participar pessoal?!

Para saber mais sobre o projeto e sobre as recompensas que podem ganhar se contribuírem, acessem o link seguinte:

Projeto Angola Mãe Querida!

E para ajudar na divulgação e ficar por dentro da progressão do projeto, basta participar do  grupo facebook que criamos para reunir os interessados pelo projeto!

Grupo Facebook Angola Mãe Querida!

Zarpem nessa!

– Projeto ecológico: Markko Bike Messenger’s

O primeiro projeto ecológico em nosso site!

Markko Bike Messenger's

O responsável pelo projeto chama-se Marco Gomes e é um brasileiro residente da cidade de Albufeira em Portugal! Marco deseja unir o útil ao agradável pelo bem da mãe terra: pedalar pela cidade para fazer entregas de uma maneira menos poluente! Cada individuo que não utiliza meios motorizados para locomover-se despeja em media uma tonelada de carbono a menos por ano!

Com base nesta realidade, Marco, que já oferece esse serviço sob forma caseira, deseja captar a quantia de 10.000 Euros em nosso site para poder cobrir as despesas de abertura da empresa de forma legal, legalização da marca e logotipo! Aquisição da estrutura interna da loja, como: computadores, mesas, cadeiras, balcão, bicicletas, etc. Os fundos também servirão para cobrir despesas com publicidade nos meios de comunicação, panfletagem e cartões de visitas!

A beach in AlbufeiraPraia em Albufeira (Photo credit: Wikipedia)

“O objetivo da MARKKO BIKE MESSENGER´S  é oferecer a cidade de Albufeira, no Algarve, a nossa contribuição para a natureza abandonando o uso total de veículos a motor.” Marco Gomes.

Saiba mais sobre este projeto no site Zarpante: Markko Bike Messenger’s

Vejam também:

– A poesia do Marinheiro

– Paz no Futebol

– Crianças brasileiras precisam de seu apoio em 2013!

– Conheça também o projeto FESTin e apoie o cinema de língua portuguesa!

– Conheça também o projeto Tarrafal.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Projetos Zarpante

  1. traztraz disse:

    Desconhecia a plataforma. Obrigado.

  2. zarpante disse:

    Obrigado aos Parceiros do Movimento Levarte Angola!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: