SOBRE ZARPANTE

O projeto “Zarpante” nasceu de um encontro em Paris entre o brasileiro, Henrique Moretzsohn de Andrade e a portuguesa Anne-Charlotte Louis. Quando dois lusófonos – um amante das artes e uma analista financeira – encontram-se em terras estrangeiras, constatam que entre eles e seus países existem vários pontos em comum. Com a língua portuguesa como nosso maior laço e a cultura artística e histórica como tema de diálogo, tivemos a ideia original do Zarpante.

Os lusófonos estão espalhados pelo mundo representados em múltiplos  países nos diferentes continentes. A pergunta é a seguinte: como possibilitar que os artistas desses vários países enriqueçam o patrimônio cultural lusófono através de um intercâmbio e de uma interatividade maior?
Aproveitar  os novos meios de comunicação e as novas tecnologias para ir além das barreiras geográficas. Criar assim uma plataforma de financiamento coletivo e criação colaborativa  dedicada aos profissionais ligados a área cultural ou artística.

O financiamento coletivo (crowdfunding) é o ato de arrecadar dinheiro para a realização de projetos através da agregação de múltiplas fontes de financiamento: pessoas, empresas, ONGs, etc… em troca de recompensas. A criação  colaborativa (crowdsourcing) é um modelo de produção que utiliza a inteligência, a criatividade e os conhecimentos  coletivos de voluntários espalhados pela Internet para a confecção de novos projetos. Dessa forma, através do Zarpante, apreciadores de arte poderão incentivar financeiramente projetos lusófonos espalhados pelo mundo e dialogar direitamente com seus artistas preferidos. Por outro lado, artistas que nunca teriam se encontrado poderão compartilhar seus trabalhos e colaborar para diversificar a arte de nossos países e aperfeiçoar os diálogos.

Afinal de contas é através da união que a comunidade lusófona pode se tornar mais imponente do que cada nação em sua simples individualidade. Podemos ser de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique,  Portugal, São Tomé e Príncipe ou Timor Leste, mas, acima de tudo, somos a língua que falamos.

Zarpante é uma empresa domiciliada em Portugal. O site está online desde o dia 1 de Setembro 2011.

Anúncios

13 pensamentos sobre “SOBRE ZARPANTE

  1. celso exel disse:

    Grande idéia. Quero fazer parte desta rede. O sucesso será consequência de nossas atitudes. Parabéns aos idealizadores.

  2. celso exel disse:

    Meu compadre e amigo Fernando Portela enviou-me um e-mail informando da novidade

  3. Edgar Jorge disse:

    Curioso: Eu sou português e encontrei a minha namorada (brasileira), em Timor-Leste! Os caminhos da língua portuguesa estão em toda a parte…

  4. zarpante disse:

    Sua filha Zuleica?
    Qual o nome dela?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: