Eduardo Coutinho morto à facada

Eis a nossa singela homenagem ao cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, de 80 anos, morto à facada este domingo, em sua casa, na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Uma forma para quem ainda não conhece o trabalho deste cineasta especializado em documentários! Assistam alguns abaixo.

– Cabra Marcado para Morrer

cabra

Filme documentário, Cabra Marcado para Morrer foi dirigido por Eduardo Coutinho inicialmente em fevereiro1964, sendo obrigado a interromper as filmagens devido ao golpe militar de 31 de março, quando as forças militares cercam a locação no engenho da Galiléia. Dezessete anos depois em 1984 retoma o projeto, seu lançamento foi no ano seguinte em 1985.

– Santa Marta Duas Semanas no Morro

-Semanas-no-Morro

Este filme foi produzido no final da década de 80, durante duas semanas em que a equipe manteve-se no Morro Santa Marta, favela localizada no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro, para falar sobre violência e discriminação sofridas pelos moradores.

– Boca de Lixo

Boca de Lixo

O cenário, à primeira vista, pode chocar: um ponto de escoamento de lixo em São Gonçalo, município do Rio de Janeiro. Seringas usadas, comida em estado de decomposição, um estado de miséria absoluta…

– Santo Forte

santo forte

Em meio a visita do papa Joao Paulo II no Brasil, Eduardo Coutinho visita uma favela do Rio de Janeiro onde a religiosidade das pessoas se misturam entre varias crenças.

 

– Babilônia 2000 – Eduardo Coutinho

-Babilo

Na manhã do último dia de 1999, uma equipe de filmagens sobe o Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro. Lá existem duas favelas, Chapéu Mangueira e Babilônia, as únicas situadas na orla de Copacabana e cujos moradores podem acompanhar ao vivo o réveillon de Copacabana. Durante 12 horas, as câmeras da equipe de filmagens acompanham os preparativos locais para o réveillon, assim como ouve os moradores locais a fim de saber as expectativas deles para o ano 2000 e para que possam fazer um balanço de suas vidas.

– Edifício Master

master

Registro do cotidiano dos moradores do Edifício Master, em Copacabana, no Rio de Janeiro, um prédio de 12 andares e 276 apartamentos, onde moram cerca de 500 pessoas. No filme, 37 contam suas histórias de felicidade, tristeza, desilusão, esperança e amor.

– O Fim e o Princípio

1

Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar.

–  Jogo de Cena

jogo-de-cena

Historias de mulheres brasileiras …guerreiras …as historias se misturam entre a interpretação das atrizes e a historia real.

– Moscou

moscou1

Moscou é um filme de Eduardo Coutinho, que acompanha o dia a dia dos atores de um grupo de teatro durante os ensaios da peça “Três irmãs” de Anton Tchekhov.

Em “Moscou”, Coutinho dá prosseguimento às investigações iniciadas em Jogo de Cena mas, ao contrário de “Jogo de cena”, que didatiza a questão do caráter dualístico do documentário, em “Moscou” a discussão se aprofunda.

É a primeira vez que o diretor não interferiu na atuação de seus atores. O filme é fragmentário quase um improviso, registro poético do grupo.

A preocupação plástica e formal o aproxima da metalinguagem. Sendo assim, ele habita a linha tênue entre documentário e ficção, deixando o espectador com mais perguntas do que respostas.

Anúncios
Etiquetado , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: