Conhecem o Virtuose Marketing?

O Virtuose Marketing é um blogue francês cujo conteúdo está quase que totalmente sob copyleft. Isso significa que esse conteúdo pode ser livremente copiado, modificado e redistribuído. 

Copyleft - Orange


As pessoas sempre foram possessivas em relação aos seus direitos autorais mas hoje em dia surge uma nova perceção do assunto e muitas pessoas percebem os benefícios evidentes de recorrer ao copyleft.

Os artigos podem ser utilizados para fins lucrativos ou não, em todo local, site, etc…

Não é sequer necessário avisar ao autor do blogue, ou pedir qualquer tipo de autorização (o autor informa que todas as autorizações já estão automaticamente garantidas)

Por que estamos 100% de acordo com o texto do blogueiro francês, traduziremos abaixo um artigo do blogue Virtuose Marketing em que o autor explica as razões que o levaram a escolher esse tipo de licença para seu blogue.

“Foi como uma evidência”:

“Era a coisa mais lógica a ser feita para dar seguimento a essa mentalidade de compartilhar que venho tentando desenvolver no Virtuose Marketing.”

“Penso que a licença livre seja a melhor maneira para incentivar o ato de partilhar, e por consequência, ajudar a criatividade. A explosão do Open source está ai para provar (o Wordpressteria se transformado no que é hoje se não tivesse sido em Open Source?).”

“Acredito também que toda a criação intelectual deveria se liberar das barreiras do copyright. Porque o copyright protege somente a indústria e não a cultura ou os artistas. Tenho a convicção que somente na partilha a cultura poderá florescer e que de tanto impor barreiras ao compartilhamento, impedimos justamente o desabrochar da cultura.”

“Por isso precisamos criar uma cultura livre que possa ser apropriada por todos.

Um material que poderia ser utilizado por todos para criar algo novo. Aliás, isso é o que os artistas têm feito desde o começo da humanidade: copiam, modificam e aperfeiçoam o que já existe, para executar novas criações.” Tudo o que conhecemos foi de uma forma ou de outra inspirado por algo que já existe.

“Se alguém se apropriar de meu trabalho, e aperfeiçoá-lo, então eu terei orgulho e todo mundo sairá ganhando.”

«Você não tem medo de incentivar a cópia, o plágio, a pirataria, e que isso possa trazer problemas?»

“É impossível impedir totalmente a cópia na internet. Nesse sentido mais vale autorizá-la.”

Cory Doctorow, autor de SF e do blogue Boing Boing, dizia:

«Se amanhã acabássemos com a cópia na internet, terminaríamos também com a cultura na net. Sem sua mina de vídeos considerados em infração de direitos autorais, YouTube desapareceria…”

Todo o trabalho de Cory Doctorow está em copyleft. Até mesmo seus livros.

“Penso também que o principal dos escritores e dos blogueiros” (Zarpante diria também dos músicos, dos pintores, cineastas, e outros criativos) “não seja o plágio, mas sim o fato de permanecerem desconhecidos e anónimos”. “Tenho a convicção que o copyleft é a solução ideal para sair da escuridão e ver seu trabalho sendo divulgado.”

“Leo Babauta é um outro bom exemplo.”

“Seu blogue Zen Habits está em copyleft. Isso permitiu que Olivier Roland criasse seu blogueHabitudes Zen, no qual ele pública as traduções dos artigos de Leo Babauta que passa a poder ser lido e conhecido por pessoas francesas que não falam inglês.”

“Por essas e por outras acredito que a cópia não esteja aqui para frear a produção cultural, mas para alavancá-la.”

“Aliás, não foi permitindo a todos a cópia ilegal de windows que o Bill Gates fez seu software ficar mundialmente conhecido?”

« Você não tem medo que o Google te penalize

“Google não é meu deus!”

“Nunca me preocupei muito com o referenciamento e isso nunca impediu ao Marketing Virtuose de ter visibilidade

Prefiro agir no sentido de agradar a todos meus leitores, não um robot. Prefiro privilegiar o humano e até hoje isso se revelou ser uma boa estratégia para mim.

Prefiro privilegiar o humano porque dessa forma incentivamos a troca, o “boca a orelha”, e favorecemos a criatividade.

Isso para mim é muito mais importante que um posicionamento Google.”

Saibam que se pensam assim, já deveríamos estar trabalhando juntos, porque na nossa perceção, um dos grandes problemas dos artistas de hoje em dia é a obsessão que eles tem por seus direitos autorais e consequentemente o fato de que poucas pessoas acabam conhecendo os trabalhos de tanta gente mais preocupada com os direitos autorais do que com seus talentos. Se você tem um talento, não é porque te “roubaram” uma música ou um texto, que você não pode compor uma música ainda melhor ou escrever algo ainda mais completo. O que vocês acham pessoal? Suas opiniões nos interessam!

Não sabemos quantos artistas irão realmente ler este artigo mas gostaríamos que compartilhassem seus pontos de vista sobre o assunto com Zarpante. Deixem comentários, criticas, artigos relacionados, etc…

 

 

 

 

 

Anúncios
Etiquetado , , , , ,

Um pensamento sobre “Conhecem o Virtuose Marketing?

  1. […] – E leiam este artigo interessante sobre direitos autorais […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: