5 erros frequentes no Crowdfunding

Evite que seu projeto fracasse e contorne 5 erros frequentes em campanhas de crowdfunding!

Se lançou ou pretende lançar um projeto de crowdfunding, Zarpante indica abaixo alguns erros a serem evitados.

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-1- Expectativa

É cada vez mais comum vermos projetos multimilionários utilizarem o crowdfunding para captar fundos. No entanto, é imprescindível que os responsáveis pelos projetos sejam pragmáticos e realistas. Se um projeto tiver uma meta financeira muito elevada e pouco realística, as chances de que seja bem sucedido são reduzidas consideravelmente. Quase sempre, atingir uma meta menor é melhor do que não alcançar uma meta maior. Conheça os limites de seu projeto e seu “valor comercial”.

-2- Contribuições e recompensas

Contribuições consequentes são o que todos queremos, mas nunca esqueça que as menores contribuições também são essenciais. Se você  preparar recompensas unicamente para quem contribuir com valores mais elevados, ficará sem o apoio de uma enorme porcentagem de pessoas que não podem contribuir com 100 ou 1000 mas que adorariam participar com um euro que seja. Suas recompensas também não podem ter um custo muito elevado: se uma pessoa precisa colocar 100 Euros para receber um chaveiro em troca, há algo errado. Lembre- se de calcular o preço de produção de suas recompensas e o de distribuição, mas mantenha os preços das recompensas acessíveis.

-3- Branding

Bem como qualquer outro negócio, um projeto de crowfunding deveria ter uma “marca”. Isso ajuda as novas pessoas (fora da rede imediata dos responsáveis pelo projeto) a identificar e associar a marca ao projeto.

Pense no Web-design. no logo, no conteúdo, e, principalmente, em estratégias de marketing para que seu projeto alavanque. Cada paço de sua campanha deveria vir complementar o anterior de maneira organizada. Variar o máximo possível entre imagens, vídeos, textos para não cansar o público, sim! Mas de maneira organizada pois soltar imagens sem nexo pode confundir o público

-4- Marketing 

Não vá pensar que só porque seguiu a dica acima, colocou seu projeto no site de Crowdfunding, preparou um vídeo para apresentá-lo, e descreveu de forma inspirada seu projeto, irá conseguir o que precisa. O trabalho está só começando. Um dos erros mais comuns do crowdfunding é  o de negligenciar o marketing. Utilize táticas diversas para atrair as pessoas ao seu projeto: mostre quem você é, porque eles deveriam participar, e como podem se comprometer. Não tenha medo do marketing agressivo pois essa poderá ser a diferença entre um projeto que atinja ou não a meta financeira.

-5- Competidores selvagens

Como podem perceber, é muito importante ter em mente que um projeto de crowdfunding estará sempre competindo com vários outros e que levar a sério essa competição é essencial para que um projeto de crowdfunding seja bem sucedido.

Ainda que sua ideia pareça ser única, existem provavelmente outras pessoas tentando encontrar fundos para lançar uma ideia similar. Não dar a devida atenção à concorrência pode ser fatal. Por isso faça uma pesquisa do mercado antes de lançar seu projeto. Determine e entenda os pros e os contras de projetos na sua mesma área. Porque funcionaram ou porque não. somente assim poderá saber em que ponto se encontra o seu projeto comparado aos dos outros..

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