6 artistas que transformaram a indústria musical

A revista americana “Inc.” publicou recentemente um artigo sobre bandas emblemáticas que revolucionaram a indústria musical.

São artistas que abriram as portas e mostraram o caminho das pedras para outros grupos. Suas decisões e suas ações contribuíram para melhorar a situação de todos os artistas que vieram depois. São artistas que souberam defender seus direitos e que não tinham vergonha de lutar por uma remuneração mais justa!

– The Rolling Stones

  • Foram os primeiros a pagar por suas gravações e por consequência, os primeiros a serem proprietários de seus registros guardando assim todos seus direitos autorais.

  • rolling-stonesForam também os primeiros a ter um logo como uma identificação de marca: a língua e os lábios

– KISS

logo-kissos

  • KISS foi o primeiro grupo a perceber o potencial do merchandising:  eles tem a licença para utilização do nome deles em espalhada. São mais de de 3000 referencias de produtos. Pode parecer uma evidência hoje mas eles foram os primeiros a entender e trabalhar o potencial do merchandising.

– Led Zeppelin

  • ledzeppelinForam os primeiros a inverter a balança entre produtores e grupos: foram assim os primeiros a negociar os shows a 90% – 10% com 90% para eles próprios. Contribuíram assim a inverter as regras entre artistas e produtores.

– The Grateful Dead

emek-grateful

Entre os anos 70 e 90, a maioria dos grupos se satisfazia em vender seus discos enquanto os Grateful já entendiam a “música 3.0”   ”Your music is your marketing.” – disia JP Barlow (que é também um dos fundadores do EFF, (Electronic Frontier Fondation).

Eles incitavam às pessoas a gravar seus shows para que possam em seguida compartilhá-los com seus amigos para que assim o número de fãs do grupo aumentasse.

Isso nada mais é o que tentamos fazer com a internet hoje em dia!

Em outros termos, eles entendiam de redes sociais antes mesmo que surjam Facebook e companhia. Nesse sentido, eles vendiam seus tickets para shows online,criaram um fã club, e promoveram a venda de seus produtos por meio do Fã club. Permitiram também aos fãs que utilizassem o Fã club para que vendessem os produtos criados pelos próprios fãs e diretamente inspirados pelo grupo.

– Journey

  • Foi o primeiro grupo a ter uma turné patrocinada. (pela Budweiser).

Foi também o primeiro grupo a ter sua própria estrutura pra turnés, com seus próprios sound-system, transporte, etc.

– Moby

Foi o primeiro artista a perceber o enorme potencial da publicidade sincronizada: quando seu álbum “Play “foi lançado, foram poucas vendas e muitas poucas rádios a divulgá-lo. Ele então licenciou (sincronizou) CADA música de seu álbum para publicidades, séries, filmes et logo, seu álbum explodiu em termos de vendas…

Recentemente, Moby inovou mais uma vez ao liberar mais de centenas de músicas suas para a livre utilização em curtas, projetos de estudo, etc…

Esses artistas provaram que há sempre uma maneira de ir além das regras de comercialização e que os artistas podem dar as cartas.

A revista diz ainda que quem mais revolucionou o mercado da música recentemente não foi um músico mas sim o  Steve Jobs, criador da Macintosh, que percebeu que as pessoas comprariam música online caso tivessem interfaces mais simpáticas, fáceis de utilizar e atraentes. Nesse sentido criou o IPod, o Itunes, etc…

O que vocês acham?

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “6 artistas que transformaram a indústria musical

  1. Paulo disse:

    Gostei de ler o artigo.
    No entanto os musicos sairam a perder por um lado com a comercializaçao via iTunes em termos de creditos ou seja em termos de poderem ser identificados numa gravaçao. Os unicos a serem identificados sao os autores e produtores. Os musicos contratados ou colaboradores deixaram de constar na ficha tecnica de uma musica. O mesmo se podera verificar com quem faz a arte grafica e etc…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: