O valor da imagem

O que leva um artista que tem a possibilidade de vender suas obras por mais de 100 mil dólares a vendê-las por apenas 60 dólares? Honestidade? Marketing?

Banksy é um artista de rua inglês, cujas obras estão conquistando o mundo.No entanto, recentemente, o artista vendeu no Centra Park em Nova York umas 20 telas autênticas por módicos 60 dólares.

Banksy montou o stand mas ficou invisível: um senhor desconhecido fez o papel de vendedor. A verdadeira questão é a seguinte: porque uma obra de Banksy vale mais de cem mil dólares em alguns leilões e passa a valer apenas 60 dólares quando vendida (autenticada) na rua? A obra ganha valor apenas por estar em um leilão e perde valor apenas por estar na rua? Não é um pouco absurdo?

Quanto mais acessível for uma obra, menor o seu valor?

Lembramos também que, por mais conhecidas que sejam as obras de Banksy, ele ainda não tem um nome tão célebre quanto o de Picasso ou Van Gogh, e por isso mesmo perguntamos: se fosse o caso, ele teria podido vender as obras por um valor superior no próprio Central Park? O verdadeiro valor de uma obra está na obra em si ou no nome do autor?

No total, foram 420 dólares de obras compradas por umas poucas pessoas, que têm agora a sorte de ter Banksys originais comprado por 20 dólares, e que poderão ser revendidos por uma soma pelo menos 100 vezes superior.

Ao fazer isso, Banksy nos mostra que muitas vezes existem oportunidades fantásticas na nossa frente e que não percebemos. Nos mostra também que o preço que damos à arte é totalmente relativo e que é necessário prestar atenção e valorizar a arte de todos, estejam estes expondo na rua ou em galerias.

 

 

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: