Passos essenciais para que seu projeto de crowdfunding alcance a meta almejada

Porque algumas campanhas de crowdfunding ficam estagnadas e não atingem a meta financeira dentro do prazo definido?

Conquiste a multidão! Afinal, você faz parte dela!

Conquiste a multidão!
Afinal, você faz parte dela!

Se você colocou seu projeto em um site de crowdfunding e não conseguiu captar os fundos necessários, descubra agora os motivos pelos quais a massa não tirou as mãos dos bolsos…

Caso você esteja querendo lançar uma campanha para captar fundos para seu projeto, no site Zarpante, aprenda com os erros dos outros, e não os repita durante sua própria campanha.

Captar fundos consome tempo e energia, particularmente quando não se procuram milhões para levar adiante seu projeto, e que os bancos não se sentem atraídos pelo pequeno valor que exige seu projeto. Muitas vezes os bancos recusam um empréstimo, investidores podem até aparecer e injetar dinheiro no seu projeto , mas podem exigir um retorno muito exagerado em relação ao investimento que fizeram. Em outras palavras, ao receber fundos de grandes investidores, você pode perder a sua autonomia e o projeto pode deixar pouco a pouco de ter sua cara.

É neste ponto específico que o crowdfunding surge como uma alternativa para criativos. Essa forma relativamente nova de captar fundos,  utiliza redes e grupos sociais dedicados a fãs e apreciadores (potenciais contribuidores), empresas e entidades interessadas, e claro, seus amigos e conhecidos. Nunca foi tão fácil lançar uma campanha de crowdfunding, mas lançar campanhas bem sucedidas é bem mais complexo.

Veja abaixo 2 razões que levam projetos de crowdfunding a falhar.

1. A apresentação de seu projeto é confusa e pouco atrativa.

Por mais informais que possam ser às redes sociais, você deve comunicar sempre de maneira clara o que espera de quem acessa a página de seu projeto ou quem vê um vídeo de seu projeto na net etc…
Algumas pessoas por exemplo, preparam vídeos super legais, falando claramente sobre o projeto e seduzem o público naturalmente, mas esquecem de dizer que contam com às contribuições de todos e que para contribuir é necessário acessar o seu projeto na plataforma de crowdfunding e que o link para isso é o seguinte… Isso vale para toda divulgação do projeto seja em posts, vídeos, fotos, textos, press releases, etc…

O projeto Ceci N’EST PAS DE L’EAU, fez exatamente o contrário ao colocar um projeto na plataforma Zarpante: eles não somente colocaram em todas as divulgações que fizeram, o link a ser acessado para fazer contribuições, como também fizeram um PDF tutorial para ensinar ao público como proceder passo a passo para contribuir para o projeto deles.

2. Você não trabalhou suficientemente para que o público “trabalhasse” por você:

Muita gente acredita que com crowdfunding é mais fácil conseguir os fundos, do que com métodos tradicionais. Essas pessoas acham que o simples fato de colocar um projeto em uma plataforma de crowdfunding, seja suficiente para atingir a meta financeira do projeto. São pessoas que acham que divulgar para seus fãs, amigos, familiares, na net, é estar fazendo “trabalho braçal”, e que valem mais do que isso! Isso é um tanto quanto arrogante e será péssimo se o público sentir uma certa distancia, frieza ou arrogância.

O público deseja pessoas ativas, que divulguem e falem bem de seus próprios projetos, que sejam simpáticas, estejam disponíveis e transmitam confiança. Aproveite esse momento para fidelizar seus fãs atuais e conquistar novos apreciadores de seu trabalho. Não fique sentado esperando o dinheiro cair do céu, participe de sua campanha ativamente e mostre que é merecedor!

No momento em que o público sentir isso, irá contribuir, mas principalmente irá acreditar em seu projeto. Ao acreditar, o público passará a divulgar e ajudar na busca de pessoas que possam contribuir com o projeto.

Veja também:

– Repensando o crowdfunding

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

2 pensamentos sobre “Passos essenciais para que seu projeto de crowdfunding alcance a meta almejada

  1. […] lançar uma campanha para captar fundos para seu projeto, vale a pena dar uma olhada nessa matéria AQUI publicada no próprio site. Aproveite a segunda feira não só para iniciar o regime, mas sim para […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: