Utilizar o crowdsourcing para trazer felicidade às nossas cidades

O que faz uma cidade feliz? E se recorrermos ao crowdsourcing para encontrarmos juntos respostas pertinentes?

Esse local lhe evoca beleza, paz, ou felicidade?

Esse local lhe evoca beleza, paz, ou felicidade?

Depois de vermos como uma estrela Pop foi criada graças ao crowdsourcing, vamos agora mostrar uma aplicação totalmente diferente do crowdsourcing.

Pesquisadores da Cambridge University, lançaram um projeto de crowdsourcing em torno da cidade de Londres. O objetivo é definir os lugares da capital inglesa que mais evocam paz, felicidade ou beleza.

O site urbangems irá pedir às pessoas que comparem duas vistas de Londres e definam qual representa melhor uma dessas três qualidades: felicidade, tranquilidade ou beleza.

Os resultados serão utilizados para criar um ranking dos lugares mais “alegres” de Londres. Isso poderia em seguida ser utilizado para um melhor planejamento urbano.

Virtudes estéticas:

Ao selecionar o que cada local lhe evoca, os utilizadores são convidados a adivinhar a percentagem de outras pessoas que pensam da mesma maneira.

Terão também a possibilidade de adicionar palavras chave e outras informações que ajudarão a explicar as razões de suas escolhas mais detalhadamente.

“Tendo em mãos uma lista compreensível das virtudes estéticas, teremos mais chances de entender e sistematicamente recriar espaços públicos que amaremos de maneira intuitiva,” explica o líder dos pesquisadores, Daniel Quercia, do laboratório de computação da universidade de Cambridge.

Para não influenciar a decisão de cada participante, as fotos utilizadas serão fotos disponibilizadas publicamente por serviços como o Google’s StreetView, e terão todas a mesma qualidade de imagem.
800px-London_Thames_Sunset_panorama_-_Feb_2008Planejamento urbano:

A longo prazo, o plano é que o site possa oferecer recomendações personalizadas dos lugares da cidade. Os utilizadores também poderão colocar fotos e tags de seus lugares preferidos no site, criando assim o que os pesquisadores descrevem como um “site de encontros graças ao qual uma pessoa poderia encontrar sua alma gêmea de acordo com critérios em comum, relacionados às sensações que a cidade evoca em cada um”.

Sociólogos poderiam utilizar os resultados para entender porque alguns bairros despertam mais atração que outros e aproveitar para melhorar o aspecto visual dos bairros que despertarem menos sensações positivas nos participantes do projeto.
Anúncios
Etiquetado , , , ,

Um pensamento sobre “Utilizar o crowdsourcing para trazer felicidade às nossas cidades

  1. […] – Utilizar o crowdsourcing para trazer felicidade às nossas cidades. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: