O Redentor existe graças ao crowdfunding

Cristo Redentor on Corcovado, Rio de Janeiro, ...

Cristo Redentor no Corcovado, Rio de Janeiro, Brasil (Photo credit: Wikipedia)

Que o Cristo Redentor é uma das novas 7 maravilhas do mundo, isso você já sabe, mas sabia que foi construido graças a uma forma de crowdfunding?

38 metros de altura sobre o alto do pico do Corcovado e seus 710 metros de altura. Essa estatua, que hoje  é considerada por 23,5% dos entrevistados pela Forbes, nos países da América Latina, como o maior símbolo da América Latina. A pesquisa foi feita pela internet e reuniu a opinião de 1 734 executivos de todos os países da região.

Além disso, é o local mais visitado do país pelos turistas!

A construção de um monumento religioso no Corcovado foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a ideia em 1921, quando se iniciavam os preparativos para as comemorações do centenário da Independência.

A pedra fundamental do monumento foi lançada em 4 de abril de 1922, mas as obras somente foram iniciadas em 1926. Dentre as pessoas que colaboraram para a realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor dos braços e do rosto da escultura). De certa forma, isso nos permite afirmar que a própria concepção do Cristo Redentor, foi feita de forma coletiva, antecipando o que hoje chamamos de Crowdsourcing ou Criação Colaborativa.

Ainda hoje, algumas pessoas dizem que o monumento foi um presente da França para o Brasil7 , quando, na verdade, a obra foi erigida a partir de doações de fiéis de arquidioceses e paróquias por todo o país (isso nada mais é que o que hoje chamamos de Crowdfunding ou Financiamento Coletivo), com o projeto de autoria e chefia do engenheiro Heitor da Silva Costa. Da França, vieram, apenas uma réplica de quatro metros feita de pequenos moldes, assim como modelos das mãos feitos pelo colaborador Landowski.

Fonte: Wikipédia

Com esses elementos em mãos, e cientes que esse mesmo tipo de coleta de fundos aconteceu para a Estátua da Liberdade, que tal pensarmos juntos em tudo o que podemos realizar?

Acesse o Site Zarpante e inscreva seu projeto!

Veja também:

– A Estátua da Liberdade e o crowdfunding

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “O Redentor existe graças ao crowdfunding

  1. […] – O Redentor existe graças ao crowdfunding […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: