22 razões para baixar músicas pela internet

Um site musical francês  quis saber do seu público, as razões que os levava a baixar músicas ilegalmente.

É importante tentarmos entender essas razões para que tanto o público, quanto os artistas encontrem um equilíbrio sustentável.

Há mais de 10 anos, uma quantidade importante de obras tem sido baixadas ilegalmente pela internet, e destituindo um direito dos artistas: de serem remunerados pelos seus trabalhos. Paralelamente, da maneira como estava a industria musical, quem acabava lucrando mais com a venda de cds eram os produtores e as grandes gravadoras, mas o músico, que deu origem a obra, sempre foi um dos menos remunerados pela sua própria música.

Se algumas das razões que citadas abaixo são ilárias, outras merecem uma séria reflexão. Confira a seguir algumas das respostas que o site “Donne ta musique” recebeu.

Copyright ou Copyleft?

Copyright ou Copyleft?

Confira as 22 razões:

01– Para descobrir novidades. Já me fizeram pagar um cd por somente três boas músicas e agora tenho a opção de  escutar o CD antes de eventualmente comprá-lo.

02– Em relação a primeira razão, mesmo quando se pode ouvir 30 segundos de uma obra, isso não representa  de maneira alguma a totalidade da música.

03– Para economizar meu dinheiro: os preços são muito altos.

04– A qualidade sonora dos arquivos presentes na internet, não é suficiente para que eu gaste meu dinheiro neles.

05– Sou impulsivo e é muito mais fácil para mim encontrar um álbum por torrent que em outros sites.

06– Espero por um álbum durante meses (para não dizer anos), e encontro ele na internet duas semanas antes da data oficial de lançamento. O que eu deveria fazer na sua opinião?

07– Honestamente: nem tudo que procuro está no  iTunes ou no Bandcamp.

08– O artista não faz dinheiro. Eu roubo as gravadoras e não estou nem aí.

09– Prestigio vários espectáculos por ano. Muitas vezes graças ao dinheiro economizado baixando álbuns que descubro pela internet.

10– Antes da internet, eu fazia várias mixtapes em casa com a TDK 90 minutos e isso era tolerado. Baixar músicas pela net é simplesmente uma evolução.

11– A internet é a nova Rádio.

12– Porque eu deveria pagar por álbuns do Michael Jackson? Ele está morto e não precisa do meu dinheiro.

13– Porque eu deveria pagar por álbuns do Jay-Z?  Ele é milionário e não precisa do meu dinheiro.

14– A 20 anos paguei por um vinil, em seguida vocês me fizeram pagar por um CD e agora querem que eu pague pelo mesmo álbum em versão numérica? Acho que já incentivei suficientemente o músico.

15– Não guardo a música por muito tempo. Utilizo como utilizaria uma biblioteca pública.

16– O provedor de acesso à internet deveria pagar uma parte do valor. Assim o preço dos álbuns ficaria mais em conta.

17– Nunca vão descobrir que baixei músicas.

18–  Sou um influenciador. Me “dar”um disco provoca a venda de muitos outros. Vejam isso como uma estratégia de divulgação.

19– Assim como nos jogos e nos filmes, o produto vendido é sempre mais complexo e difícil de utilizar.

20– Não tenho nenhuma relação afectiva ou emocional com o objecto ou com sua possessão.

21–  A música não é uma prioridade na minha vida

22– Todo mundo faz isso.

E a lista poderia continuar sem fim…

Os amigos piratas se reconheceram?

Os amigos músicos tem soluções para propor?

Veja também:

O Moby fez! Se ele pode, porque outros músicos não poderiam?

Etiquetado , , , , , ,

Deixe um comentário

