Manifestações sensuais no Egito

Nestes últimos dias o Egito tem vivido violentas manifestações populares mais uma vez. Depois da famosa primavera árabe, era de se esperar que as coisas melhorassem, mas infelizmente, ainda não podemos dizer que seja o caso.

Por outro lado, no Brasil assistimos também a uma série de manifestações e nos parece impossível não fazer uma certa comparação. Já que muita gente tem se referido ao Governo brasileiro como uma ditadura, aconselhamos olhar para o Egito, para que vejam o que é realmente um governo totalitário.

Porque lá, as mulheres não tem sequer direito de se vestirem como desejam, e porque o machismo (muito presente na sociedade brasileira), é ainda mais forte no país das pirâmides, surge uma activista peculiar:

“Aliaa Magda Elmahdy (1991) é uma blogueira e ciberativista egípicia.1 É estudante de ciência política na Universidade Americana do Cairo.

Desafiou publicamente as convenções sociais ao publicar num blog fotografias dela mesma nua, com o título de Nude Art.3 Definiu o ato em seu Facebook como um ato de gritos contra a violência, o racismo, o sexismo, o assédio sexual e hipocrisia.4 O Egito sempre foi um país conservador, onde a maioria das mulheres tapa o rosto e corpo. As fotos foram postadas em 23 de outubro de 2011 no blog e posteriormente no Twitter com a hashtag #nudephotorevolutionary.

Aliaa e seu namorado e também ativista Kareem Amer, receberam uma série de ameaças de morte e até mesmo processo judicial.5 Amer já foi acusado de dano ao Islã e passou três anos presos durante o governo Hosni Mubarak, sendo libertado no fim de 2010.2

Aliaa pode receber uma série de punições pela publicação de fotos de nudez em seu blog Diário de uma rebelde. A Coalizão Egípcia de Graduados em Direito Islâmico já fez uma representação contra a blogueira. Pode receber, se condenada, 80 chibatadas em praça pública ou pena de morte.2

Em uma nova campanha a blogueira incentivou os homens a usarem o véu e publicarem as fotos para criarem consciência sobre a hipocrisia das mulheres cobrirem suas cabeças, pois considera isso uma imposição5 3

Em dezembro de 2011 estimulou as mulheres a mandarem fotos suas sem o véu na cabeça para serem postadas em seu blog.6″   Fonte: Wikypédia.

https://zarpante.files.wordpress.com/2013/07/68418-foto.jpg

No Brasil, as pessoas tiram bastante a roupa, mas na maioria das vezes é por dinheiro, já pensou se virasse moda o ativismo sensual no país?

Veja também:

– Arte erótica na galeria Zarpante

– Podcast das manifestações

– A revolução não será televisionada mas já tem trilha sonora…

– A poesia do Marinheiro

– Paz no Futebol

 

Anúncios
Etiquetado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: