Curiosidades do Facebook

Separamos algumas dicas e curiosidades sobre o Facebook para nossos leitores:

1- Para começar, que tal descobrirmos os 5 aplicativos musicais mais utilizados pelos usuários do Face? Quem for músico,e ainda não utilizar pelo menos um desses 5 aplicativos, precisa o quanto antes reconsiderar!

Ouvimos dizer que o Facebook estaria se transformando em uma rede social mais adulta, e que os jovens estariam desertando a plataforma (as estatísticas indicam um número maior de usuários entre 30-65 anos do que entre 18-29 anos). No entanto, o site ainda conta com mais de um bilhão de utilizadores pelo mundo e muitos deles escutam música frequentemente pelo Facebook.

O site de analise MetricsMonk concluiu que os dez aplicativos que permitem escutar música pelo Facebook, cumulam em torno de 74 milhões de utilizadores activos por mês, o que representa em torno de 33% a mais que em 2012.


Aqui está o top 5:

  1. Spotify – 33 milhões
  2. Pandora – 8 milhões
  3. Soundcloud – 7.8 milhões
  4. Deezer – de 7,8 milhões
  5. iHeartRadio – 4 milhões

O lider: Spotify. Praticamente dobrou o numero de usuários desde o ano passado enquanto Pandora viu seu número de usuários ser reduzido pela metade.

No entanto, a tendência parece ser a de optar por serviços como Songza e 8TRACK que permitem um streaming mais personalizado, mesmo que nenhum desses serviços represente um perigo para a liderança do Spotify no momento actual.

É preciso levar em consideração os relatórios Facebook publicados em maio de 2013, que indicam que existem mais de 1,13 bilhões dos  usuários mensais activos no Facebook. Se somente um décimo destes escutam música pelo Facebook (graças a aplicativos), não podemos realmente dizer que o número seja imenso. No entanto, esses números vem aumentando de ano em ano… O que isso quer dizer? Que se você trabalha com música e não divulga sua obra com a ajuda de pelo menos um dos aplicativos no top 5, pode estar perdendo uma  parcela de público significante!

2- Pequenas empresas e anúncios no Facebook

O Facebook ultrapassou recentemente 1 milhão de anunciantes ativos.

Um número ainda pequeno comparado às 16 milhões de pequenas empresas que mantêm páginas na rede social. 645 milhões de pessoas se conectariam a marcas pelo site. Destes, 13 milhões teriam por costume comentar em páginas de empresas.

De acordo com o instituto de pesquisa eMarketer, pequenos anunciantes gastaram aproximadamente US$ 32 bilhões em anúncios no Facebook em 2012.

A Reuters afirma que a publicidade representa 85% da renda do site de Mark Zuckerberg, que ainda lucra milhões com publicidade de grandes agências.

Moral da história? As pequenas empresas são cruciais para o sucesso da ferramenta de anúncios do Facebook.

 

Facebook logo Español: Logotipo de Facebook Fr...

3- O Facebook tem evoluído, e recentemente adicionou a possibilidade de utilizar Hashtags!

Para quem conhece o Twitter, esse conceito de hashtags não é nenhuma novidade, mas agora, quem sempre preferiu o Face mas nunca podia utilizar as hashtags, pode sair por aí “tageando”!

Agora podemos #clicar e contextualizar conversas públicas com assuntos globais, fazer pesquisas e atormentar nossos amigos com posts repletos de palavras-chave.

Poderemos também:

  • Procurar por uma hashtag específica na barra de busca, tipo #Zarpante e Crowdfunding.
  • Clicar em hashtags vindas de outra ferramenta, como Twitter, Instagram etc..
  • Escrever posts diretamente do feed de hashtags e dos resultados de buscas.

Mas com isso o Facebook vai acabar com a nossa privacidade?

Não, somente as conversas públicas farão parte da tagcloud de assuntos. Divirtam-se!

4- Dicas para campanhas na sua página Facebook:

Antes de criar sua campanha, primeiro responda: sobre o que você quer falar? O que seu público gostaria de ver? O que valeria um like e o “vamos comentar”? Essas perguntas parecem até óbvias, mas são as chaves para fazer da sua campanha ou ação nas redes sociais algo realmente interessante.

O objetivo é criar uma ação que saia do comum, gere interesse de quem curte a sua página e provoque um buzz!  Saia do convencional para aumentar seus Fãs no Facebook.

Misture conteúdo, criatividade e benefício (promo)! Prepare presentes para seus fãs como músicas exclusivas ou versões inéditas, textos exclusivos, obras autografadas e dedicadas, etc…

Faça com que seus fãs se identifiquem com você e com seu trabalho. Faça com que compartilhem suas próprias experiências e se divirtam com a sua campanha.

5- Alguns tipos de curtidores do Facebook:

A Gauge realizou uma pesquisa sobre o Facebook que pode ajudar a responder: o que leva o usuário a curtir uma página?
Determinar o perfil de seu curtidor, é muito importante para poder fazer campanhas mais eficazes e valorizar seu público-alvo.

A pesquisa indica que o perfil dos curtidores está relacionado com a mistura de conteúdo, a cultura de utilização e o perfil dos usuários.

Captura de Tela 2013-06-25 às 17.40.25

O material completo da pesquisa pode ser acessado aqui.

por tema:

 1 – Culturas de utilização: definidas de acordo com padrões comportamentais, as culturas de utilização funcionam como instrumentos para entender a relação que os usuários têm com o Facebook. (clique aqui)
2 – Perfis de usuários: Comportamento de usuários com diferentes faixas etárias e sexo, relacionando com sua atitude em relação a marcas no Facebook. (clique aqui)
3 – Manual de conteúdos: todos os tipos de postagem realizadas por marcas, relacionando tipos conteúdo a diferentes perfis de usuários e culturas de utilização. (clique aqui)
4 – Análise de segmentos: uma análise voltada para 5 segmentos – cerveja, destilados, não-alcoólicos, bancos e carros. (clique aqui)
5 – Matriz de curtidores: esta matriz tem como objetivo mostrar o processo que leva o usuário a curtir uma página, quais são as motivações e fatores que o levam até a página de determinada marca. (clique aqui)

Conheça abaixo alguns tipos de curtidores:

6- Algumas páginas para curtir!

Seguem abaixo algumas dicas de páginas para que curtam também! Tem de tudo um pouco:

– A curva da felicidade. (Portugal)

– A Hora do Sexo.

– Aleh Ferreira (Brasil)

– Ana Lains (Portugal)

– APEB (França, Brasil)

– Barreras (Brasil)

– BDCI NEWS (Brasil, USA)

– Blake Rimbaud. (Brasil)

– Bué Fixe (Portugal, São Tomé)

– Carlos Drummond de Andrade.(Brasil)

– Ceci n est pas de L eau. (Brasil, França, USA)

– Dicas sobre o Crowdfunding (em português)

– Faculdade de Belas Artes de Lisboa (Portugal)

– Guiné Bissau Usa.

– Holy Nothing. (Portugal, internacional)

– Kobra (Coreia, Brasil)

Nástio Mosquito (Angola)

– O que os Olhos não Vêem. (Portugal)

– Padre António Vieira. (Portugal, Brasil)

– Rádio Lusitânia (Portugal, mundo)

– Rádio Somos Todos Primos. (São Tomé, internacional)

– Sertanília (Brasil)

– Zarpante (internacional)

 

 

 

 

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3 pensamentos sobre “Curiosidades do Facebook

  1. sealencar disse:

    Republicou isso em Diariamente….e comentado:
    O Facebook é um excelente veiculo de difusão de ideias e produtos, podendo alavancar vendas e possibilitar o conhecimento de seu produto. Vale a pena ler essa análise.

  2. sealencar disse:

    Olá Zarpantes!
    Adorei o conteúdo da página e mais especificamente essa matéria sobre o FB. Rebbloged!
    Um abraço,
    Semíramis

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