Dicas para sua campanha de Crowdfunding

Se precisa de fundos para tirar sua ideia do papel o crowdfunding é uma alternativa inovadora que está ao alcance de todos!

Porque nem todos temos a sorte de ter um banco que perceba nossas necessidades e esteja pronto a investir em nossos projetos, e pela questão da diminuição dos incentivos culturais (para não dizer o corte), surge o crowdfunding cultural.

De facto, as mídias sociais estão mudando muito mais do que simplesmente a maneira de se distribuir e comunicar: estão também mudando a maneira como captamos recursos!

Como funciona o crowdfunding?

Geralmente é necessário ter uma ideia ou objetivo, definir uma meta financeira e um prazo de captação. A meta total precisa ser atingida no prazo definido ou a totalidade dos fundos terá que ser devolvida aos respectivos mecenas.

Isso acontece por uma questão de credibilidade: se uma pessoa pede 10.000 Euros para fazer um evento, supõe se que poderá realizar o evento unicamente caso tiver todos fundos que pede no seu orçamento. Desta forma também todos os mecenas estão protegidos e tem a certeza que caso o projeto não for acontecer, eles poderão reaver suas respectivas contribuições.

No site Zarpante por exemplo, também é assim para a maioria dos projetos, mas no caso de projetos sociais é possível inscrevê-los sem prazo para o fim da captação, e se mesmo assim o responsável pelo projeto preferir definir um prazo de captação, pode ter a certeza que ficará com a totalidade dos fundos captados mesmo que não atinja a meta! Isso porque consideramos que para projetos sociais toda ajuda é importante, e principalmente, pode ser utilizada no âmbito de ajudar uma causa social.

A questão é a seguinte: no meio de tanta concorrência, como destacar seu projeto e fazer com que as pessoas contribuam?

Para atrair a atenção de potenciais contribuintes é necessário se diferenciar, envolver sua rede social (familiares, amigos, fãs, seguidores no twitter, facebook, etc) e concretizar convidando o público a apoiar seu projeto.

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Seguem abaixo algumas dicas:

– 1: Defina seu(s) público(s) alvo(s)

Definir e comunicar directamente com seu público alvo é uma das chaves para um projeto bem sucedido.

O primeiro público alvo é constituído por seus fãs, seus amigos familiares etc… Estas são as pessoas que vão contribuir para seu projeto porque tem algum laço directo com você ou porque acompanham e apreciam seu trabalho de modo geral.

Por outro lado, se por exemplo seu projeto é um livro, um vídeo, uma peça de teatro… sobre alguma personalidade ou sobre alguma temática específica, você terá também que preparar uma divulgação direccionada a esta parte do público que poderia potencialmente contribuir para seu projeto.

Focalize em temáticas bem específicas e procure os grupos de pessoas que se interessam por esta temática… Uma boa parte das captações  bem sucedidas por meio de crowdfunding foram direccionadas a nichos bem específicos. Esses nichos podem ser definidos por situação geográfica, por religião, por interesses ou causas comuns, e diversas outras variantes.

A música e o audiovisual são duas temáticas que atraem bastante atenção também…

Por outro lado, mesmo que seu projeto seja puramente cultural, adicionar um lado social pode atrair ainda mais simpatizantes. Suponhamos que seu projeto consista em captar fundos para ir estudar o samba no Brasil ou para estudar mais sobre as percussões angolanas, etc… Não apresente seu projeto dessa forma porque as pessoas vão achar que você quer os fundos para sair de férias. Mesmo as pessoas que acreditarem que você vai utilizar os fundos captados para realmente estudar, se sentirão mais atraídas por seu projeto e sentirão-se mais seguras para contribuir, se souberem que quando você voltar ao seu país, irá compartilhar o que aprendeu sobre forma de workshops, podendo assim inclusive ajudar comunidades carentes a receberem uma aula musical qualitativa.

– 2: Planejamento é essencial!

Planejar com antecedência é muito importante. Uma campanha de crowdfunding passa muito rápido.

A maioria das contribuições para projetos de financiamento colectivo acontece no começo e no fim da campanha! Faz sentido: as pessoas sentem-se mais atraídas por novidades ou por projetos próximos da meta financeira a ser atingida. O ideal é ter uma série de emails e actualizações preparados para o começo, a metade e o final de seu prazo, mantendo-o assim sempre activo. Quando receber contribuições para o seu projeto agradeça o quanto antes os mecenas (mesmo que seja com emails pré-escritos onde você muda apenas o destinatário). Zarpante agradece por email cada uma das contribuições recebidas mas ainda assim as pessoas apreciam receber um agradecimento vindo directamente do responsável pelo projeto.

Lembre-se:

– Receber a “primeira onda”de contribuições (vinda de seus amigos, familiares, redes sociais…) é essencial! Quanto mais rápido conseguir apoios no começo de seu projeto, mais pessoas serão atraídas e por consequência poderão contribuir.

– Quando chegar a metade de seu prazo, a tendência é que o movimento diminua, por isso mantenha-o activo actualizando com vídeos, textos, fotos, etc…

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– 3: Demonstre e transmita amor pelo seu projeto.

 “A primeira impressão é a que fica.”

Esse ditado popular se aplica ainda mais no caso do crowdfunding: fazer uma primeira boa impressão é muito importante ao inscrever seu projeto, afinal ele estará disputando essa atenção entre distintos projetos no próprio site de crowdfunding.

Escolha um bom nome de projeto, gráficos  atraentes, e uma descrição clara: é muito importante preparar isso cuidadosamente.

Criar um nome atrativo, adicionar belas imagens, e uma boa descrição irá ajudar seu projeto a se diferenciar. O vídeo também é imprescindível. Clique aqui e veja dicas sobre o vídeo.

– 4: Mostre claramente como serão utilizados os fundos que receber.

As pessoas querem apostar em um plano estruturado e sustentável!

Não basta ter uma boa ideia, as pessoas precisam ter a certeza que sabe o que fazer com os fundos e que tem um projeto estruturado de A a Z. Zarpante sugere que para cada projeto seja dada uma explicação detalhada de como irá utilizar as contribuições recebidas. Quanto mais transparente e detalhado for seu orçamento, melhor. Dessa forma poderá dar credibilidade ao seu projeto e as pessoas se sentirão mais tranquilas para contribuir.

– 5: Alavanque suas redes sociais .

Tenha em mente que boa parte de seu público pode não estar familiarizado com o crowdfunding. Será provavelmente necessário que utilize redes sociais, email marketing e outras ferramentas de comunicação para direccionar seu público ao seu projeto no site de crowdfunding.

Tenha uma lista de emails de pessoas seleccionadas para quem enviará artigos ou mensagens sobre seu projeto. Utilize também o Facebook, o Twitter e toda e qualquer rede social que já costume utilizar. Não esqueça de divulgar seu projeto off-line também! Quanto mais espalhar a notícia melhor!

Lembre-se: criar uma lista extensa de contactos e de público nas redes sociais pode representar meio caminho andado.

– 6: “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.

Seu projeto tem uma chance maior de atingir a meta financeira caso você o dividir em vários projetos menores.

Suponhamos que queira gravar um clipe por exemplo: pode por exemplo dividir seu projeto em três etapas: filmagem, edição, e distribuição. Paço a paço chega-se lá!

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Transforme seu projeto completo em vários projetos menores com metas acessíveis.
As pessoas gostam de sentir que ao contribuir estarão fazendo uma diferença: 50 Euros representam uma contribuição tangível quando a meta financeira é de 1000 Euros. No entanto, 50 Euros podem parecer não fazer uma grande diferença se a meta financeira a ser atingida for de 10.000 Euros.
Metas financeiras menores parecem mais facilmente atingíveis e desta forma as pessoas  contribuirão pois gostam de sentir que fazem parte de um time vencedor!

– 7: Ofereça recompensas atractivas.

Criatividade é essencial ao pensar nas recompensas que vai oferecer para quem contribuir para seu projeto.

Um exemplo interessante é o de um projeto de quadrinhos que ocorreu nos Estados Unidos. O responsável pelo projeto oferecia o primeiro capítulo do quadrinho em PDF para todas as pessoas que contribuíssem com um dólar. Além disso, pensou em algo que sempre sugerimos às pessoas que contactam Zarpante: incluir o público no processo criativo!

Cada pessoa que apoiasse com o valor de 1000 Dólares teria um personagem inspirado em si que faria parte da revista de quadrinhos. O público aderiu e 4 pessoas pagaram cada uma o valor de 1000 dólares para que seus nomes fossem imortalizados em forma de personagens de quadrinho.

Seja criativo, pense em recompensas exclusivas, diferenciadas, e principalmente, ponha-se no lugar do possível mecenas. O que você gostaria de ganhar caso contribuísse com o valor x? Você acha mesmo que alguém vai se interessar em contribuir com 100 euros para receber 20 chaveiros com o nome do projeto?!

Tenha também a certeza que poderá cumprir com suas promessas! Trata-se de crowdfunding e não de política…

De forma geral:

Uma campanha de crowdfunding requer entusiasmo, estratégia e  planos executáveis para ser bem sucedida. Os projetos recebem mais visitas no começo e no fim da campanha mas nem por isso você deve estremecer na fase intermediaria ou deixar de publicar e divulgar seu projeto para que possa atingir seus objectivos!
Por hoje é só mas curta a página Dicas sobre Crowdfunding  para ter acesso a mais dicas!

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