Dicas para o vídeo de seu projeto de crowdfunding

Muitas pessoas tem nos perguntado se é importante ou não ter um vídeo para apresentar um projeto de crowdfunding.

1358931577_475549051_1-Fotos-de--Camera-de-Video-Profissional-canon-xl2-completa

A resposta é sim! Basta dizer que os projetos sem vídeo representam apenas 30% da totalidade dos projetos de crowdfunding apoiados até agora.

Por isso resolvemos dar 5 dicas sobre como criar um vídeo para divulgar seu projeto de crowdfunding!

1.     Uma boa qualidade de vídeo e de áudio faz uma bela diferença. Ainda que um vídeo de crowdfunding possa ser feito por iPhone ou com uma câmara qualquer, é preciso ter certeza que a iluminação seja suficiente e o áudio seja de qualidade.

Gravar um vídeo em um quarto bem iluminado ou ao céu aberto, facilita a questão da iluminação. Quanto ao som, se estiver gravando com um telefone, fale alto, de forma clara e não se aproxime ou distancie muito do aparelho. Grave e escute um trecho. Se o som estiver muito distante ou se tiver picos e “Pops”ao pronunciar a letra p, faca tudo de novo. Preste atençnao também em evitar os ecos. Filmando ao ar livre isso não deveria ser um problema mas filmando em interiores como por exemplo quartos revestidos de madeira você terá problemas.Experimente e você encontrará o lugar perfeito para filmar seu vídeo.

2.    Estruture o vídeo com antecedência. Pessoas acostumadas a falar na frente de muitas outras, fazer discursos, atores etc já sabem como falar na frente de uma câmara mas para muitos isso pode revelar-se traumatizante. Para evitar desastres escreva um script e tente segui-lo. Ao escrevê-lo pense na maneira como um jornalista conta uma história. Conte “quem”, “oque”, “quando”, “onde”, “Porque”.

Além disso:

A-     Conte a história ( como surgiu esse projeto, de que se trata…).
B-     Fale sobre as recompensas.
C-    Dê uma razão às pessoas para que sejam embaladas por seu projeto.

D-   Seja inovador, criativo, e o mais lúdico possível mas transmita de forma clara sua mensagem..

E- Termine pedindo claramente a contribuição e agradeça.

3.     Fale somente sobre uma ou duas das recompensas previstas. As pessoas não desejam ouvir uma enumeração de todas as recompensas que oferece em seu projeto. Destaque algumas das melhores recompensas previstas. Escolha algumas previstas para valores baixos outras para médios e algumas para valores maiores. Lembre ao público que outras recompensas podem ser vista no site de crowdfunding. Mostre no vídeo o quão entusiasmado essas recompensas lhe deixam para contagiar as pessoas que assistirem seu teaser e animá-las também

4.   Pense em preparar ou em ir fazendo pouco a pouco actualizações de seu projeto  e adicione novos vídeos. Um projeto de crowdfunding deveria ser actualizado constantemente. Adicione por exemplo recompensas e crie uma oferta especial e exclusiva para as tantas primeiras pessoas que contribuírem… Considere fazer vídeos para divulgar essas evoluções do projeto. Esses vídeos vão atrair olhares para seu projeto além de serem vistos e compartilhados em diversas redes sociais.

Os vídeos de actualização são também muito bons para simplesmente manter o público atualizado sobre o andamento de seu projeto: já foram gravadas as cenas do filme ou já foi gravada tal música do CD, etc…

Nos últimos dias de captação um vídeo de actualização bem feito pode captar a atenção que falta para que seu projeto atinja a meta.

5.     Seu vídeo será curto e simples mas deve terminar com um forte impacto! Nada além de 3 minutos a não ser que seja absolutamente necessário. Os últimos 15 segundos serão ser reservados para que peça claramente o apoio financeiro do público, além de explicar a importância de ajudar a  divulgar o projeto. Isso deverá ser dito de forma clara e bem pensada para transmitir uma sensação de urgência que levará o público a agir.

Um final ruim de vídeo:  “Obrigado pela sua atenção e por assistir ao meu vídeo.”

Um bom final de vídeo:    “Temos somente 30 dias para captar 10.000Euros, precisamos de sua ajuda sem mais tardar!

Contribua hoje mesmo e lembre-se: é muito importante que nos ajude a divulgar o projeto para que juntos possamos todos atingir a meta. Obrigado por nos ajudar a fazer do nosso sonho realidade! Acesse já o Zarpante.com e descubra as recompensas exclusivas previstas para quem contribuir.”

Bem estas são apenas algumas dicas para que juntos possamos atingir a meta de cada um de seus projetos criativos, culturais ou sociais. Caso não tiver tempo, paciência ou coragem para gravar um vídeo desses para apresentar seu projeto ao mundo por meio de Zarpante, pode também contar com a Linha Audiovisual Zarpante para que seu vídeo seja feito profissionalmente por um preço competitivo! Por favor, clique aqui para saber mais!

Também sobre o tema do Crowdfunding:

– Dicas para sua campanha de Crowdfunding.

– Crowdfunding = trabalho (+) atitude (+) perseverança (-) braços cruzados.

– Como melhorar seus vídeos!

Anúncios
Etiquetado , , , ,

4 pensamentos sobre “Dicas para o vídeo de seu projeto de crowdfunding

  1. […] Criar um nome atrativo, adicionar belas imagens, e uma boa descrição irá ajudar seu projeto a se diferenciar. O vídeo também é imprescindível. Clique aqui e veja dicas sobre o vídeo. […]

  2. […] – Dicas para o vídeo de seu projeto de crowdfunding. […]

  3. […] – Dicas para o vídeo de seu projeto de crowdfunding. […]

  4. […] – Dicas para o vídeo de seu projeto de crowdfunding. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: