Mulheres e crowdfunding

Pode parecer machista mas infelizmente, muitas vezes ainda é verdade: mulheres, tem tendência a lançar seus projectos com menos fundos que os homens. Muitas vezes, uma mulher, com a mesma ideia criativa que um homem, tem que lutar duas vezes mais para conseguir o patrocínio necessário para tirar do papel essa ideia.

Por outro lado, as mulheres se encaixam perfeitamente com o perfil de quem pode e deveria recorrer ao crowdfunding:

– são naturalmente eficazes na hora de estabelecer relações e tecer redes de contacto.

– Cada vez mais mulheres utilizam as redes sociais para dar visibilidade a seus trabalhos e encontrar público, potenciais clientes ou patrocinadores. Muitas mulheres utilizam as redes sociais e redes de apoio da internet, para compartilhar dicas, esclarecer dúvidas, e elevar o animo!

Captar fundos por crowdfunding, é uma forma de utilizar positivamente essas redes sociais, permitindo que as pessoas mobilizem suas redes pré-estabelecidas.

Para senhoritas criativas (e para  rapazes também) que quiserem lançar um projecto de financiamento colectivo, Zarpante preparou 4 dicas:

Impulsione o processo:  As pessoas tem tendência em achar que basta ter uma boa ideia ou muito talento para atrair o interesse do público. A verdade é que em um mundo cada vez mais competitivo e cheio de opções variadas é necessário mais que isso para captar realmente a atenção do público.

É necessário mostrar que seu projecto merece ser apoiado, e a melhor maneira de  mostrá-lo é tendo pessoas que já acreditam em você e apoiam a sua campanha de crowdfunding. Antes de lançar sua campanha avise seus amigos e familiares e faça com que percebam que conta com o apoio activo deles para que sua captação seja bem sucedida.

Estabeleça uma rede de contactos antes mesmo de iniciar seu projecto: Para ter uma campanha de crowdfunding bem sucedida você precisa conseguir o máximo possível de presença nas redes sociais. Muitos fãs de página Facebook, seguidores de Twitter, conexões Linkedin, e pessoas inscritas na sua rede de emails, para potencializar a viralidade de sua mensagem. Essas conexões online já o conhecem (mesmo que indirectamente), acreditam em si, e terão mais tendência que estranhos em investir no seu projecto. Eles também ajudam a disseminar o seu projeto falando sobre este e divulgando para amigos que divulgam para outros amigos e assim por diante…

Conte uma história entusiasmante: A “maça”financia quando sente uma conexão directa com uma ideia, com os valores pessoais e/ou sociais de um projecto. Estruture e transmita uma imagem clara de seu projecto, conte uma história envolvente. Utilize o vídeo, dois minutos são suficientes para criar uma conexão emocional! Compartilhe a sua paixão pelo seu projeto em todas as suas redes sociais sob forma de fotos, textos, vídeos, etc…

Ofereça recompensas tangíveis: Pense nas recompensas como uma maneira eficaz para converter o público em potenciais contribuições para seu projecto. As recompensas são serviços ou presentes exclusivos que você oferece para agradecer pelo apoio de cada pessoa. Prepare recompensas diferentes para cada valor de contribuição. Comece com somas menores como por exemplo 5 Euros e vá gradualmente subindo. Ofereça descontos em próximos eventos seus, faça uma pré-venda de seu disco, livro ou espectáculo.

Aproxime o público do processo criativo: muitas pessoas sentem curiosidade por diversos tipos de arte e pelo processo de criação de cada um. Convide um fã seu a participar de seu vídeo, de uma música, mostre como você compõe, filma ou pinta… Compartilhe seu saber por meio recompensas sob forma de workshops, aulas, etc..

Cloud 3

Em todo caso,  o crowdfunding veio para ficar e representa uma alternativa viável para o financiamento de novos projetos culturais, criativos ou sociais.

Não fique de fora desta inovação! Acesse agora mesmo o site Zarpante para saber mais e siga nossos posts aqui pelo Blog Zarpante

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