Se estivessemos em São Tomé, com certeza iríamos!

saotome

A Organização Não Governamental Galo Cantá, estrutura que trabalha na promoção de São Tomé e Príncipe, nomeadamente, da sua cultura, defesa e conservação do património histórico e artístico; preservação do ambiente; promoção da ética, paz, cidadania, educação, direitos humanos, democracia e de outros valores universais; realizará o evento internacional TEDxSãoTomé, no Hotel Praia, dia 20 de Junho de 2013.

ted1

O TED – Technology, Entertainment, Design – é uma organização sem fins lucrativos dedicada à divulgação de ideias que fazem a diferença, nos mais diversos setores.

A iniciativa arrancou há 25 anos na Califórnia e, desde então, o TED tem recebido grandes pensadores e empreendedores do mundo, desde o mais conhecido ao anónimo. Entre os oradores TED já estiveram Bill Gates, Al Gore, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Ngozi Okonjo-Iweala e Isabel Allende.

Com a convicção de que as boas ideias devem ser disseminadas em todo o mundo, o TEDx é um programa de palestras integrado na TED, organizado de forma independente e local. O intuito é o da partilha de conceitos, ideias e experiências que entusiasmam e motivam a intervenção humana, nos mais diversos quadrantes, mudando assim o rumo da humanidade.

Sob o tema “Ilhas Conectadas: São Tomé + Príncipe = África Conectada ao Mundo”, o TEDxSãoTomé vai servir de ponte para a partilha de experiências e paixões de pensadores e empreendedores de vários pontos do mundo.

Organizado pela primeira vez em São Tomé e Príncipe, o TEDxSãoTomé conta com 10 oradores, nacionais e internacionais, ligados aos temas centrais da conferência.

Os oradores serão:

MARK SHUTTLEWORTH

220px-Mark-Shuttleworth-Ubuntu-fr-Karmic

Mark Richard Shuttleworth é um programador de computadores, sul-africano que se tornou milionário depois de vender a sua empresa de segurança de internet. No seu currículo contam a fundação de empresas como a Joint Venture HBD (com investimentos Turísticos avaliados em 70 milhões de dólares norte- americanos na Ilha do Príncipe) e a Canonical, Ltd responsável pela promoção de softwares livres. É nesta empresa que nasceram os softwares livres como Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu e Lubuntu, todos derivadas do Debian e distribuídos gratuitamente através de download. O fundador da HBD é também o patrono da Fundação Shuttleworth. Uma organização sem fins lucrativos dedicada à inovação social, que também financia projetos de software educativo e gratuito. Em 2002, Mark Shuttleworth fez história ao tornar-se o primeiro africano a ir ao espaço e o segundo turista espacial.

 

DYNKA AMORIM

dinka1

Dynka Amorim é um associativista nato. O jovem são-tomense radicado em Portugal é o fundador da Revista “Bué Fixe”, constituída por jovens e para jovens que tenta alertar sobre o HIV/SIDA e as diversas formas de prevenção. A revista nascida em São Tomé ganhou asas em Portugal, onde Dynka formou-se em Ciência Política e Relações Internacionais. Hoje a “Bué Fixe” é mais do que uma revista sobre HIV/SIDA, pois fala também dos problemas que afetam a juventude da Diáspora em Portugal. Em 2010 Dynka foi membro da Força Jovem de Viena para a XVIII Conferência Internacional sobre o HIV/SIDA. Coordenou também o Projeto jovem “para destruir” o vírus do HIV/SIDA apoiado pela MTV “Stay Alive” e pelo Programa Juventude em Ação. Por todo o seu trabalho em prol da juventude e da prevenção do HIV/SIDA, Dynka Amorim foi distinguido com o prémio europeu – Jovem Empreendedor Aids and Mobility 2010 e pelo prémio “MTV linked” pela Solidariedade. DynKa Amorim foi também homenageado na RTP no programa da Catarina Furtado. DynKa Amorim, que desenvolve trabalhos em causa sociais, na promoção de valores saudáveis, com grande enfoque na luta contra HIV/Sida para as populações mais vulneráveis, tendo sido até membro da Força Jovem de Viena para a XVIII Conferência Internacional sobre o HIV/SIDA, liderando um projeto estratégico para “destruir” a propagação, devido ao trabalho sublime que tem desenvolvido o mesmo foi homenageado num programa da RTP coordenado pela apresentadora Catarina Furtado , confiram as imagens marcantes deste acontecimento.

ISMAEL SEQUEIRA

images4

 

Começou a pintar desde muito novo, tendo participado numa exposição comemorativa do aniversário da independência do país, com 13 anos apenas. Em 1982 conheceu Protásio Pina e Cesaltino da Fonseca, expoentes máximos das artes plásticas em São Tomé e Príncipe na época. Influenciado por Protásio Pina, começou a pintar a óleo. Mais tarde, trabalhou com mestres coreanos em pintura de cenários e montagem de quadros humanos para espetáculos e jogos ao ar livre. No seu currículo além das exposições individuais realizadas no país também contam muitas exposições realizadas no estrangeiro. Colaborou em diversos projetos culturais, em parceria com várias organizações em São Tomé. Radicado em Portugal, Ismael trabalha nas artes plásticas, investigação em museologia e desenvolvimento de produtos multimédia. Ele é um dos fundadores da Plataforma Cafuka, uma Associação Cultural que tem como objetivo principal gerar um movimento artístico capaz de influenciar transversalmente todas as disciplinas criativas são-tomenses e do universo lusófono em Portugal. Saiba mais sobre essa Plataforma. “Por detrás das ilhas” é uma exposição coletiva de artes plásticas, um trabalho em torno do pintor Alex – Keller Fonseca e complementada com os trabalhos dos restantes artistas da Plataforma Cafuka da qual um dos fundadores.

Veja o vídeo aqui!
 

GUILHERME DE CARVALHO

O músico e artista plástico, Guilherme Luís Vaz Alves de Carvalho, nasceu em São Tomé e Príncipe em 1970. Foi animador de programas lúdicos da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Compôs o tema “Frutinha da Sorte” para o filme “Frutinha do Equador” do cineasta austríaco Herbert Brödl. Guilherme de Carvalho é também membro fundador do Grupo Tempo, que concilia também com a sua carreira a solo iniciada em 2009. No ano seguinte lançou o seu primeiro álbum a solo “Temperamento”. É também presidente da Associação dos Músicos São-tomenses –

 AOANÍ D’ALVA

Nasceu e cresceu em São Tomé. Formou-se em Jornalismo no Brasil, mas foi em Angola que se estabeleceu como profissional. Trabalhou no “Novo Jornal” onde chegou a ser editora da página de cultura e onde continua como colaboradora. Em 2012 lançou o seu primeiro livro, “Miopia Crónica” resultado de várias crónicas publicadas no mesmo jornal. Aoaní d’Alva, concedeu uma entrevista ao Portal STP Digital.net onde aborda sobre a sua recente obra literária, lançada recentemente em Luanda intitulada “Miopia Crónica”. “Miopia Crónica é um apanhado de crónicas, na sua maioria publicadas na coluna homónima, no semanário angolano Novo Jornal. São retratos fictícios de uma realidade não muito distante. Pinceladas de mentira sobre uma tela de verdade. Histórias vistas, ouvidas ou vividas pela autora, contadas de uma forma que a mesma pretende simples. Prosa direta sem perder a delicadeza da poesia.”

Entrevista da Aoaní 

 

DR. ROBERT DREWES

O Professor Robert Drewes é PhD em Biologia e tem um fascínio permanente pelo Continente Africano, tendo realizado pesquisa de campo em 30 diferentes países da África desde 1969, incluindo São Tomé e Príncipe. Os seus interesses incluem a fisiologia comparativa de rãs e Drewes faz parte do conselho do Serviço de Vida Selvagem do Quénia. É também Curador do Departamento de Herpetologia na Academia da California da qual realizou esta pequena Reportagem sobre o trabalho desenvolvido por ele e a sua restante equipa em São Tomé e Príncipe.

veja também este vídeo.

 SARA MOREIRA

É editora dos países de língua portuguesa no “Global Voices” Online desde Maio de 2010. Atualmente está a coordenar um projeto do Jornal @Verdade de monitorização cidadã das eleições autárquicas em Moçambique.

Formou-se em Engenharia Informática no Porto, em Portugal, em 2006, e já trabalhou em Timor-Leste e Moçambique como consultora em tecnologias da informação e formadora em ferramentas de comunicação online. Já passou por 35 países em 4 continentes mas é viciada em “fazer em coletivo” no local onde mora, no Porto, onde está envolvida com diversas associações, como a Moving Cause, que fundou em 2009, o Transparência Hackday, e o coletivo de permacultura urbana Horta-lá!.

 

Quem estiver em São Tomé deve aproveitar essa oportunidade e prestigiar o evento!

Para mais informações

team@tedxsaotome.com http://www.tedxsaotome.com http://www.facebook.com/TEDxSãoTomé ONG Galo Cantá: Katya Aragão kat@tedxsaotome.com Tel: +239 9958971 Edlena Barros edlena.barros@tedxsaotome.com Tel: +239 9911561 Enerlid Franca e Lagos enerlid@tedxsaotome.com Tel: +239 9990640

 

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: