Primavera do cinema em Lisboa

Inscrições abertas para o Workshop de Realização, orientado pelos realizadores Filipa Reis e João Miller Guerra. Participação gratuita sob Candidatura.

Img obra IndieLisboa

LisbonTalks em parceria com a Universidade Lusófona na 10ª edição do IndieLisboa, apresentam um novo programa com conteúdos essenciais das áreas artísticas e técnicas das práticas cinematográficas.

Procura-se através dos debates, da masterclass, do seminário, e do workshop, reflectir, analisar, e testemunhar os sintomas dos novos tempos, indo ao encontro de profissionais e estudantes com matérias informativas e pedagógicas relevantes.

Serão tratados temas como o espaço da fotografia e da montagem, o lugar do actor e da representação, às novas geografias do cinema português e o efeito do reconhecimento lá fora, bem como à exibição e os novos formatos. Serão também abordados temas sobre as novas políticas criativas e inovadoras que estão a difundir-se para dinamizar fundos, o argumento, a produção, formação, da distribuição, e da exibição com profissionais reconhecidos nacionais e estrangeiros.
Um programa importante e estimulante que alimenta a reflexão, o debate e procura acrescentar valor e reconfigurar novos cenários para as práticas cinematográficas.

 

WORKSHOP DE REALIZAÇÃO

Inscrições em talks@indielisboa.com
Participação gratuita mediante Candidatura
Limite máximo de 8 pessoas

As LisbonTalks em parceria com a Universidade Lusófona organizam um Workshop de Realização dirigido por Filipa Reis e João Miller Guerra a decorrer de 18 a 23 de Abril.

O objectivo primordial, para além da componente de formação, é a realização de uma curta-metragem de 5 minutos, de género livre, em dupla.

Desenvolve-se em três etapas: Formação, Rodagem e Montagem. As etapas organizam-se com uma pequena formação de dois dias, onde se lança a proposta temática, escolhem-se as duplas e coordena-se e apoia-se as ideias dos participantes. A rodagem e a montagem contam igualmente com dois dias de trabalho para cada uma das actividades. Os trabalhos deverão ser entregues em formato final até ao dia 25 de Abril, depois da aprovação do formador.
Para se inscrever é preciso uma candidatura formal com a apresentação de CV e uma carta de motivação (meia página). É necessário também o envio, via link, de trabalhos produzidos anteriormente. Os candidatos seleccionados serão anunciados a 15 de Abril.

 

Vale a pena também ficar de olho nos eventos seguintes:

SEMINÁRIO CINEMA EM PORTUGAL
21 Abril | das 09H30 às 18h00 | Hotel Florida
E se os apoios públicos não existissem?
PRODUÇÃO, FORMAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO

Inscrições a decorrer em talks@indielisboa.com
Candidatura: Nome e Morada completos, CV, BI e NIF.
Preço: 35€ / Descontos: 20% Estudantes e 10% Acreditados

“Discutir o cinema em Portugal em plena crise de forma produtiva e criativa e ver aqui uma oportunidade de mudar algumas regras e mentalidades.” Paulo Viveiros orientador

Painel 1 | PRODUÇÃO
Pretende-se neste painel analisar situações de produção como o crowdfunding (financiamento individual através da internet), e o product placement (financiamento empresarial) e como preservar uma produção independente que não caia na ditadura do gosto do “grande público” e do “mundo empresarial” num Estado sem serviço público.

Painel 2 | FORMAÇÃO
Como cativar uma geração com uma visão cada vez mais limitada do cinema (porque vê os filmes no computador ou na tv, e está moldada por Hollywood) e como explorar a sua competência técnica para a produção de imagens que se afastaram da sua dimensão mais tradicional?Face a uma geração que vê cada vez mais filmes no computador ou na televisão do que nas salas de cinema e que tem uma visão da história do cinema cada vez mais redutora, que modelos pedagógicos utilizar que vão de encontro a essas características (salvando a honra do cinema) e não pressionam para um objectivo condenado à partida (to pull not to push).

Painel 3 | DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO
Os objectivos do financiamento privado condicionam o formato e a distribuição dos filmes? Quais as potencialidades da distribuição directa ao consumidor? Como distribuir filmes fora dos lugares habituais (salas comerciais)?”

CASE STUDY
Marília Hughes e Cláudio Marques

MASTERCLASS, CONVERSAS E DEBATES
22 a 26 de Abril | 18h30
Sala Montepio | São Jorge
Entrada gratuita

22 Abril | 2ª F
A Fotografia no Cinema
O espaço do director de fotografia na criação de uma linguagem estética. A arte e a técnica em fusão.

23 Abril | 3ª F
A Individualidade da Representação com João Canijo e Anabela Moreira
“O significado de uma palavra é o seu uso na linguagem”. Wittgenstein

24 Abril | 4ªF
Recortar Histórias­­
“A montagem como a última versão do argumento de um filme. O papel da montagem no processo criativo do filme. Como a montagem interpreta o argumento, confronta as espectativas e os resultados da rodagem”. João Braz

25 Abril | 5ªF
As Novas Tecnologias do Cinema
A revolução dos novos formatos é a matéria para se analisar o impacto das novas tecnologias. Que vantagens se somam e que limitações se apresentam?

26 Abril | 6ªF
O Efeito Tabu – Desafios para o Futuro no e do Cinema Português
“Tabu foi indiscutivelmente o filme português de maior sucesso em 2012. A terceira longa-metragem de Miguel Gomes não só olhava para outros territórios dentro do seu filme (a África e o seu imaginário) como também o fez na sua distribuição internacional, circulando um pouco por todo o mundo. Que portas se abriram para a maneira de fazer cinema, hoje, com uma obra que olhava para o passado; que novos territórios vêem hoje, no cinema português, uma fonte criativa de riqueza única?” Francisco Valente

OUTRAS ACÇÕES

Lançamento DVD – 10 curtas metragens portuguesas – Fnac IndieLisboa
19 Abril | 18h00 Sala Montepio | São Jorge

Cocktail e Encontro de Produtores
21 Abril | 20h00 Ritz

Clube Conferência de Imprensa – Vende-se Filmes
23 Abril | 15h00 Sala Montepio | São Jorge

Anúncios
Etiquetado , , , , ,

2 pensamentos sobre “Primavera do cinema em Lisboa

  1. como eu faço para me inscrever nos work shops?
    sou diretor de cinema e roterista ca no Brasil
    fiz um longa de bastante sucesso nacional e desejo me relacionar com o cinema portugues mais de perto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: