Humildade, determinação e ambição

Humildade, determinação e ambição são três palavras chave para que qualquer projeto de financiamento coletivo seja bem sucedido!

humildade63225209606_221021551_n-400x267

Antes de aprofundar o nosso pensamento, vamos lhes dar as definições do dicionário Houaiss para essas palavras. Deixaremos em vermelho as partes destas definições que nos interessam:

humildade:

n substantivo feminino
1    qualidade de humilde
2    virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade
3    sentimento de fraqueza, de inferioridade com relação a (alguém ou algo)
4    reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão
5    falta de luxo, de brilho; simplicidade, sobriedade
Ex.: a h. de seus trajes
6    condição do que é desfavorecido economicamente; pobreza, penúria

determinação:

n substantivo feminino
ato ou efeito de determinar(-se)
1    cálculo efetuado com precisão; definição
Ex.: <a d. dos pesos moleculares> <a d. do índice de contaminação do ar>
2    explicação exata; definição
Ex.: a d. do sentido das palavras é crucial para a compreensão do texto
3    descrição das características; especificação
Ex.: <a d. das espécies> <a d. de uma rocha>
4    indicação precisa
Ex.: exigiu-se a d. da hora do acidente
5    forte inclinação a ser persistente no que se quer alcançar
Ex.: ele pode ser chefe, pois tem d.
6    ato de decidir(-se); resolução
Ex.: mostrou-se firme em sua d. de casar
7   ausência de titubeação; firmeza, arrojo, ânimo
Ex.: agir com d.

ambição:

n substantivo feminino
1    forte desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias; cobiça; cupidez
Ex.: sua a. abriu-lhe as portas da alta sociedade
2    anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão
Ex.: sua a. era tornar-se um grande pintor

Agora, vejamos porque essas três palavras são tão importantes para todo e qualquer projeto de financiamento coletivo (crowdfunding).

Ao longo desse  primeiro ano de existência, Zarpante tem entrado em contacto com muitos artistas de áreas variadas. A grande maioria desses artistas tem nos abordado de uma forma totalmente humilde, buscando dialogar e encontrar em harmonia connosco, a melhor forma para que possamos trabalhar juntos.No entanto, vez por outra, aparecem pessoas que se acham o umbigo do mundo, o camarão do bobó! Não iremos citar nomes para não comprometer ninguém, mas esperamos que essas pessoas possam se reconhecer e saibam aproveitar os nossos humildes conselhos.

Zarpante não é a maior plataforma de financiamento coletivo que existe (até porque estamos apenas entrando no nosso segundo ano de vida), não somos os lideres do mercado, e sabemos que ainda temos muito que melhorar. Saber isso, já é um enorme passo para o nosso objetivo que é crescer e poder satisfazer cada vez mais tanto o público quanto os artistas. Essa é nossa modesta ambição e para isso nos armamos de muita determinação, perseverança, e uma bela dose de paciência!

Paciência necessária para aguentar essas pessoas que nascem achando que já são estrelas, que dizem estar num patamar mais elevado que o de outros artistas que batalham duro e apresentam humildemente suas atividades em pequenos palcos e saraus.Pessoas que não brilham nem sequer no reflexo do espelho mas que dizem ter uma lista extensa de profissionais respeitados que já apostaram em seus trabalhos! Dizem que podem aparecer na Globo, no Multishow, no Canal Brasil quando quiserem mas não aparecem sequer em alguns canais duvidosos de segunda categoria. Pessoas que dizem contar com os melhores e mais rodados realizadores e produtores para realizar seus vídeos, mas sequer tem um vídeo que preste no Youtube…. Que dizem ter os melhores professores de canto e sequer conseguem deixar de desafinar… Tem também aquelas pessoas que, por terem estudado artes plásticas, se acham no direito de julgar negativamente algumas obras e tem a pretensão de saber o que vale dinheiro e o que não vale! Se Van Gogh não tivesse cruzado tantas pessoas assim em sua vida, talvez não tivesse morrido sem saber que seria um dos pintores mais aclamados do século!

Zarpante não procura especialmente pessoas que tenham trabalhado com o melhor diretor, ou tenham estudado nas melhores escolas de arte, ou recebido aulas de canto do professor com a melhor reputação. Procuramos apenas pessoas cuja arte nos sensibilize, nos atraia, nos faça reflectir ou tão simplesmente dançar ou sorrir…

Quando aceitamos um projeto de financiamento coletivo em nosso site, gostaríamos que os responsáveis pelo projeto tenham a humildade de não presumir que todo mundo já os conhece e consequentemente vá contribuir para seus projetos, ou que seus projetos são tão irresistíveis que ninguém vá deixar de contribuir, ou ainda que Zarpante é tão eficaz, que a captação só pode dar certo. Afinal, a própria cantora Bjork colocou um projeto na plataforma americana (kickstarter) líder mundial em matéria de crowdfunding, e não atingiu  a meta almejada.

Trata-se da humildade que devemos ao público e trata-se de deixar claro que seja qual for a plataforma de financiamento que escolher para apresentar seus projetos, não irá chegar a lugar algum se não trabalhar ativamente (e durante todo o prazo definido) por seu projeto e pela divulgação deste. Afinal, a primeira onda de contribuições terá que vir de pessoas que você conhece diretamente ou indiretamente como por exemplo os membros de sua família, os seus amigos, seus fãs (sejam quantos forem), etc… Se essas pessoas que o conhecem pessoalmente, não contribuírem para o seu projeto, como esperar que outras pessoas ( que nunca ouviram falar de você) contribuam para seu sonho?

Nos tempos de hoje, em que a informação nos inunda por todos os lados, muitos de nós recebemos pelo menos dezenas de emails por dia (quando não mais), temos acesso a centenas de publicações em redes sociais, ou blogs, etc…

Pense bem: quem lê todos os emails, posts etc, que recebe? Quando priorizamos e selecionamos a informação, muitas vezes excluímos diretamente o que não vem de pessoas que conhecemos pessoalmente ou indiretamente. Por isso, não há ninguém melhor que você mesmo para anunciar o seu projeto ao mundo, divulgá-lo, e, com nossa ajuda, e  a de seus amigos, conseguir financiar seu projeto! Você precisa participar de maneira ativa e contínua da campanha de divulgação de seu projeto para que este funcione!

A humildade de saber pedir sem ter que se envergonhar, a determinação de saber lutar pelo seu projeto e convencer as pessoas a lutarem junto com você,  e a ambição de ter um sonho e se mobilizar para realizá-lo!

Isso tudo, nós prometemos fazer pelo seu projeto, porque faz parte do nosso trabalho e compromisso, mas, se você pretende colocar um projeto em nosso site, precisa se comprometer a fazer a mesma coisa. Entenda que isso não é humilhante, cansativo, ou algo assim! Pense no crowdfunding como uma chance para que possa se aproximar de seu público, dialogar com eles, mostrar seu talento ao mundo dia após dia, e seduzir novos fãs, até o prazo de seu projeto acabar!

Pedimos desculpas a todos pelo tom um pouco reivindicativo deste post mas acreditamos profundamente em cada linha deste texto, e estamos apenas alertando sobre a realidade do crowdfunding. Não basta colocar o seu projeto em um site qualquer e esperar que o dinheiro caia do céu!

 Temos que trabalhar juntos por cada um dos projetos e quanto mais formos os envolvidos em cada projeto, melhores serão os resultados!

Agradecemos de coração você que teve o interesse e a paciência de chegar até aqui e ler o texto completo! Quem leu merece esse nosso brinde final:

 

Anúncios
Etiquetado , , , ,

2 pensamentos sobre “Humildade, determinação e ambição

  1. carlos charcape disse:

    Humility, Determination, Ambition. Good words!!! (Y)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: