Mindelact 2013

“O concurso para as companhias de teatro cabo-verdianas e internacionais interessadas em participar no Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact 2013, em Cabo Verde, que decorre entre 5 e 14 de Setembro, está aberto. O regulamento para a entrega de projectos está disponível no “site” http://www.mindelact.com.
A data limite para a apresentação de propostas internacionais é o mês de Março, com a selecção marcada para Abril. O prazo para o envio das propostas cabo-verdianas expira em Maio e a selecção ocorre em Junho. Em Julho, o Mindelact apresenta a programação do festival, que acontece em Setembro.
A organização informa que os grupos seleccionados tornam-se parceiros e co-produtores do festival. Isso ocorre porque, diz a organização, sem parcerias locais, quer para companhias cabo-verdianas quer internacionais, muito dificilmente pode cobrir e fazer face a todos aos custos de deslocação e aos “cachets” dos artistas.
Também por isso a organização do Mindelact faz questão de convidar as companhias para estarem no Mindelo durante sete dias, cobrindo todas as despesas de alojamento, alimentação, custos de produção do espectáculo, promoção e montagem técnica.
As entidades e/ou empresas que apoiam as companhias participantes são consideradas patrocinadoras do evento e como tal aparecem nos materiais de promoção.
Em relação à escolha das companhias cabo-verdianas, o regulamento realça que a sua participação é feita por convite directo da organização e que são considerados critérios de selecção a qualidade artística, a localização (ilha a que pertence), o historial recente do grupo, a dinamização no seu local de origem e a capacidade mobilizadora de recursos. “O grupo pode apresentar um projecto, mas esta [condição] não é obrigatória, podendo o convite ser feito por iniciativa da direcção artística do festival”, refere a organização. A participação das companhias internacionais também é feita por convite directo, analisados os projectos apresentados pelos grupos de teatro interessados ou contactados. Também neste caso dá-se prioridade à qualidade artística, ao estilo do espectáculo proposto. A diversificação é fundamental na programação, assim como a inclusão de acções de formação para agentes teatrais cabo-verdianos, a localização (país a que pertence), entre outros requisitos.
No ano passado, a organização do Festival Internacional de Teatro do Mindelo homenageou o grupo angolano Elinga Teatro.” Fonte: Jornaldeangola.com

Anúncios
Etiquetado , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: