O primeiro projeto de financiamento coletivo da história!

Sendo Zarpante o primeiro e único site de financiamento coletivo dedicado a países lusófonos, tínhamos o dever de contar a vocês qual foi o primeiro projeto de financiamento coletivo de que se tem conhecimento na história dos países de língua portuguesa!

Um projeto cuja data vocês nem imaginam! Foi em meados de 1648 que aconteceu aquele que podemos considerar como um dos primeiros financiamentos coletivos da história lusófona e provavelmente mundial! Hoje em dia, o financiamento coletivo representa uma ferramenta inovadora para captar recursos para projetos e, nos países de língua portuguesa, ainda é pouco conhecido e utilizado, se compararmos ao sucesso que tem em países como os Estados Unidos da América, onde até o Presidente Obama ressaltou a importância desse modo alternativo de captação, que surgiu por lá há alguns anos!

Mas não se enganem, os portugueses, desbravadores dos mares, foram pioneiros na utilização desse método de financiamento!

Portugueses que já podiam ser chamados de brasileiros, porque, afinal, estavam a misturar-se com os Tupis desde 1565!

Foi assim que Salvador Corrêa de Sá e Benevides  deixou a Guanabara rumo à África, no dia 12 de maio de 1648, com 15 navios e 1400 homens conseguidos graças à generosidade carioca e paulista! O objetivo desse projeto, financiado por empréstimos voluntários, era retomar Angola das mãos dos holandeses, e Salvador foi bem sucedido!

Porém nada disso tudo teria sido possível, sem as contribuições que na época foram chamadas de empréstimos voluntários, mas que no fundo nada mais eram que o nascimento do financiamento coletivo! Porque convenhamos: realmente acreditam que, naquela época, os empréstimos foram devolvidos? O mais provável é que as pessoas que contribuíram com maiores quantias tenham recebido “recompensas”, como açúcar, cachaça, escravos, etc…

Partindo da Guanabara

Partindo da Guanabara

Então agora pense bem: você que receia contribuir para projetos criativos ou sociais em nosso site, tem muito mais garantias de que será feita uma boa utilização dos fundos com os quais participar, do que tinham os portugueses e brasileiros que contribuíram para essa aventura em alto mar! Porque, depois de atravessar o mar, os portugueses ainda tinham que ganhar a guerra em Angola, para só depois voltar! Hoje em dia, nós garantimos que, se o projeto não atingir a meta, você receberá sua contribuição de volta, sem precisar atravessar mar algum!

Então?

Vamos contribuir?

Algumas sugestões de projetos que precisam da contribuição de todos:

Estimulação do desenvolvimento infantil

Tarrafal – Um Campo em Morte Lenta

Livro Tevet

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

4 pensamentos sobre “O primeiro projeto de financiamento coletivo da história!

  1. preciso conseguir financiamento coletivo.ok

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: