Ecologicamente Saramago

Sabe o que é papel certificado?

Trata-se de um papel ecologicamente coreto! Ao comprar um livro com papel certificado, o leitor tem a garantia  que as árvores usadas na produção dos exemplares não vieram de áreas de preservação.Porque ler é muito importante mas preservar o meio ambiente também: afinal, para cada tonelada de papel produzida, é necessário utilizar 3 toneladas de árvores e uma quantidade de agua inimaginável!

FSC audit

FSC audit (Photo credit: hickmanwoods)

Para satisfazer a demanda de consumidores cada vez mais interessados em preservar o meio ambiente, o mercado editorial começou a aderir à onda do livro ecológico. Uma pesquisa da entidade americana Green Press Initiative indica que 80% dos consumidores pagariam até US$ 1 a mais pelos chamados livros verdes. O papel certificado é uma das medidas usadas pelas editoras.

O selo conferido pelo Forest Stewardship Council (FSC) confirma que as árvores usadas na produção do papel não são provenientes de desmatamentos ilegais. De acordo com o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, representante do FSC no Brasil, 40% das áreas reflorestadas no país são certificadas. “Temos muitos produtores”, diz Ana Yang, diretora da entidade. “Mas falta a participação dos outros integrantes da cadeia de produção.” Para conseguir o selo FSC, é necessária a certificação de todo o processo, do fabricante de celulose à gráfica. É uma forma de garantir que o papel ecológico não seja misturado a outros.

O primeiro livro impresso no Brasil em papel certificado foi o livro de um grande escritor português!

José Saramago exigiu que a sua obra “As Pequenas Memórias” fosse impressa em papel certificado e deu assim o primeiro passo para que a industria brasileira de livros se adaptasse a uma nova realidade mundial que exige cada vez mais sustentabilidade e consciência ambiental!

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

Um pensamento sobre “Ecologicamente Saramago

  1. MeBrasil disse:

    bem interessante,porem num mundo digital , acho que as arvores em breve vão se livrar da extinção pois cada dias mais leitores serão adeptos do ebook e a quantidade de livros impressos vão diminuir sensivelmente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: