Listas musicais para a Conexão Lusófona!

Conexão Lusófona é um site parceiro de Zarpante! Para quem não conhece, eis um resumo de quem são:

Logo Conex�o Lus�fona

“A Conexão Lusófona é a primeira organização de jovens da Lusofonia e surgiu da vontade de um grupo de amigos em trabalhar para uma maior integração das culturas e sociedades a que pertencem.

Hoje, é antes de qualquer coisa, um movimento em prol da interculturalidade empenhado na construção da identidade cultural lusófona assim como no desenvolvimento e projeção da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e da Lusofonia no seu sentido mais amplo.

No cerne do projeto está uma rede social além fronteiras que promove diversas iniciativas para fomentar a troca de experiências e conhecimento entre os falantes da língua portuguesa, procurando desenvolver um sentimento de identificação e pertença a uma comunidade, que se constrói através da integração especial de todos os seus membros, preservando a diversidade que a caracteriza e destacando as similaridades que unem seus países e regiões.

Em resumo, a Conexão Lusófona acaba sendo um lugar para jovens de todas as partes do mundo descobrirem, experimentarem, reflectirem e ajudarem a construir uma Lusofonia que lhes pertence.

Nos projetos que desenvolve, literatura, música, arte, opinião e reflexão, são feitos por todos e para todos.

Por outro lado, acaba não sendo só o tema da interculturalidade que carcateriza esse movimento mas também o do diálogo intergeracional. A Conexão Lusófona é por isso um ponto de encontro entre a nova geração e os nomes já consagrados de pessoas que construíram e constroem a nossa cultura comum, marcada por uma língua que nos une.

Na rede da Conexão Lusófona, e especificamente nesse portal, tens acesso a uma plataforma para partilha de realidades culturais, assente na ideia de jornalismo colaborativo.

Ao consultares o site terás acesso a:

1. música, arte e literatura de excelente qualidade muitas delas até então de difícil acesso por não fazerem parte do “grande circuito”.

2. por outro lado, passas também a conhecer os grandes nomes e as referências culturais dos outros países falantes da língua portuguesa ou de regiões com fortes ligações à Lusofonia.

3. o site da Conexão Lusófona é ainda um espaço para intervires, deixares a tua marca, as tuas opiniões, artigos, poesias, música e tudo o que de mais construtivo tenhas para compartilhar.”

Participa desse projeto, entrando nessa conexão! Basta enviar um email para: geral@conexaolusofona.org

A cada duas semanas Zarpante prepara uma playlist musical para o site da Conexão Lusófona! Esta semana, entrou no ar a sétima playlist que preparamos para os parceiros!

Nos parece uma boa oportunidade para explicar um pouco mais sobre esse trabalho que fazemos (com amor e gratuitamente) para nossos parceiros da Conexão!

Como é feita a seleção das músicas? Quem está envolvido neste trabalho? Descubra também algumas outras curiosidades sobre as nossas já famosas playlists!

O membro e co-fundador de Zarpante Henrique Moretzsohn de Andrade (eu mesmo), escuta centenas de músicas por semana!
Em seguida, é feita uma primeira seleção das 24 músicas que irão fazer parte da playlist por vir! Essa selecão precisa em seguida ser validada por 4 representantes da Conexão Lusófona para que finalmente o “Zé” coloque a lista online para que todos possam escutar.

Tentamos sempre prepara listas variadas em termos de estilos musicais e da origem das músicas. Percebam que raramente encontram-se em nossas listas, duas músicas do mesmo país e do mesmo estilo musical! Para isso vamos do Reggae, ao Rap passando pelo Rock e por músicas folclóricas! O objetivo sendo o de animar musicalmente o site da Conexão Lusófona ao mesmo tempo que mostramos a diversidade da música oriunda dos países de linguá portuguesa! Misturar é a palavra e assim vamos fazendo um panorama da eterna velha guarda e dos novos representantes dessa bela cultura!

Contemplamos também causas sociais, ambientais, e é claro, musicas de parceiros nossos! Por isso mesmo alguns nomes são recorrentes e aparecem mais que outros: porque precisamos valorizar e divulgar o trabalho qualitativo desses músicos com os quais trabalhamos diretamente ou indiretamente! É o caso do artista brasileiro Aleh Ferreira (que já teve músicas suas divulgadas em duas de nossas playlists), do angolano Bob Da Rage e de seu comparça Sir Scratch, de Heloise Baylão, residente na holanda e compositora brasileira!

No que diz respeito a playlist de número 07, que está atualmente no site dos parceiros, gostaríamos de compartilhar com todos os ouvintes e leitores o que nos induziu a escolher as músicas que a constituem.

– Começamos com um Hip-hop brasileiro que acaba de sair do forno: Lurdez da Luz sempre bem acompanhada canta Ela é Favela. Para continuar, ficamos no mesmo país mas passamos ao Rock com Fones cantando La Paz.

– Ainda no Rock, a terceira música nos vem de Portugal e é do Grupo Agua Forte que assim como Aleh Ferreira e Heloise Bailão, pode ser contratado por meio de Zarpante para Shows e festivais! Para quem tiver interesse em contratar algum dos artistas em questão, basta enviar um email para zarpante@gmail.com sob o tema “Agenciamento”

– Voltamos em seguida ao Brasil com tema novo de Otto e com o saudoso Quarteto Sambacana.

– A música número 6 é  dedicada aos parceiros da Bué fixe e a todos os que lutam por uma melhor educação sexual para nossos jovens! Escola do Amor de Guti.

– Damos um pulo e vamos a música de número 09 que é do grupo Negócio da China! Um grupo que também pode ser contratado por meio de Zarpante!

A lista completa você escuta aqui: Conexão Lusófona

Agora só vos resta saborear!

Caso você deseje ter suas músicas divulgadas nas próximas playlists ou em um de nossos podcasts por favor envie email para zarpante@gmail.com sob o tema “Playlist e Podcast”.

Se é músico e deseja saber mais sobre nossos termos de agenciamento basta nos escrever para contacto@zarpante.com quem sabe possamos ajudar a encontrar shows nacionais ou internacionais para seu grupo musical ou seu trabalho solo!

Anúncios
Etiquetado , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: