Vocabulário zarpante!

Alguma palavras fazem parte do nosso dia a dia e estão intrinsecamente ligadas a nossas atividades! Hoje vamos definir algumas dessas palavras! Na serie de hoje todas as palavras começam com a letra C, e as definições são do dicionário Michaelis.

Captação:
cap.ta.ção
sf (lat captatione) 1 Ação de captar. 2 Dir Emprego de meios capciosos ou dolosos para conseguir, em proveito próprio, a liberalidade de outrem: uma doação, um legado etc.

Coletivo:

co.le.ti.vo
adj (lat collectivu) 1 Que abrange muitas coisas ou pessoas. 2 Pertencente ou relativo a muitas coisas ou pessoas. 3 Gram Que, no singular, exprime o conjunto de muitos indivíduos da mesma espécie. sm 1 Gram Substantivo comum que, no singular, indica uma coleção de seres da mesma espécie: folhagem, areal. 2 Veículo para transporte coletivo, público ou particular. C. determinado: o que indica número certo de seres que constituem uma coleção: centena, dúzia. C. geral: o que abrange a totalidade dos seres de uma coleção: exército, multidão, povo. C. indeterminado: o que indica número incerto de seres que constituem uma coleção: rebanho, multidão. C. partitivo: o que abrange apenas parte dos seres de uma coleção: metade, maioria. (Nota: A N.G.B. suprimiu esses nomes em que se dividia o coletivo.)

Colaborar:

co.la.bo.rar
(lat collaborare) vti 1 Trabalhar em comum com outrem na mesma obra. 2 Concorrer, cooperar para a realização de qualquer coisa. 3 Escrever para (periódicos), sem pertencer ao quadro efetivo dos seus redatores.

Contribuir:

con.tri.bu.ir
(lat contribuere) vti 1Concorrer para uma despesa comum: O Estado contribuiu com dois terços do capital. Contribuíam todos para um benefício comum. vti 2Cooperar: Era seu propósito contribuir com uma tese para a reforma da Constituição. Contribuí para isso mais do que todos. vti 3Ter parte em um resultado: Essa gramática contribuirá a aplainar a aspereza do ensino do vernáculo entre nós. Essas forças vêm contribuir para a vitória de uma velha aspiração. vti e vint 4Pagar contribuição, ter parte em uma despesa comum: Alguns contribuíram com dinheiro. Outros não puderam contribuir. vtd 5Pagar como contribuinte.

Compartilhar:

com.par.ti.lhar
(com2+partilhar) vtd Participar de, ter ou tomar parte em: Compartilhou a sorte do esposo. Compartilhou com os seus soldados a glória do triunfo.

Crowdsourcing: criação colaborativa!

(definição do Wikipédia)

O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias.

Crowdfunding: financiamento coletivo!

(definição do Wikipédia)

Crowdfunding, traduzido para o português como Financiamento coletivo ou Financiamento colaborativo, [1] é a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão[2], pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.

Etiquetado , , , , ,

2 pensamentos sobre “Vocabulário zarpante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: