Zarpando entre links!

Navegando pela internet, descobrimos alguns links interessantes que gostaríamos de compartilhar com nossos curiosos leitores! São links variados em torno de arte e cultura dos países lusófonos! Música, museus, cinema, dicas, e muito mais… São mais de 50 links que separamos com todo carinho para divulgar e compartilhar ainda mais cultura! Aproveitem e comentem este post e/ou compartilhem seus links sobre cultura de língua portuguesa!

Flag-map of Angola

Flag-map of Angola (Photo credit: Wikipedia)

Links angolanos(8):

1- Angola Links:

“Portal de sites e blogs de Angola.

Uma seleção actualizada dos principais links angolanos, distribuídos por 28 áreas.
Sem ligações quebradas ! Sem páginas paradas no tempo !”

2- AngoNoticias:

Noticias de angola em tempo real!

3- Jornal de Angola:

Um dos maiores jornais do país!

4- Recordar Angola:

“Fotos e gentes de Cabinda ao Cunene”

5- Casa de Angola:
Um site com artigos sobre arte, cultura e muito mais sobre Angola! Uma entidade para promover a cultura angolana!

6- Embaixada de Angola em Lisboa:

O site da Embaixada de Angola em Portugal!

7- Embaixada de Portugal em Angola!

8- Mwangolê Notícias:

Revista online de informação geral.

Links brasileiros(12):

1- Funarte:

A Fundação Nacional de Artes — Funarte é o órgão responsável, no âmbito do Governo Federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Os principais objetivos da instituição, vinculada ao Ministério da Cultura, são o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.

2- Museu da Imagem e do Som:

“O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) foi inaugurado em 3 de setembro de 1965, como parte das comemorações do IV Centenário da cidade do Rio de Janeiro.

O MIS lançou um gênero pioneiro de museu audiovisual, que seria seguido por outras capitais e cidades brasileiras. Além de ter se qualificado num centro de documentação de música e imagem, foi também um centro cultural de vanguarda nas décadas de 60 e 70 do século XX, lugar de encontros e de lançamento de idéias e novos comportamentos…

..O MIS não se restringe à guarda de objetos remanescentes do passado, mas está em dia com o presente e voltado para o futuro. Registra e preserva a memória, fazendo uso de tecnologias disponíveis em cada época.”

3- Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira:

“Com cerca de nove mil verbetes e em constante atualização, a versão on-line do Dicionário Cravo Albin é uma obra de referência para os estudiosos da música popular brasileira.”

4-  Revista Música Brasileira:

Artigos interessantes sobre música brasileira!

5-  Memória Musical:

O Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB) é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, sediada no Rio de Janeiro, voltada para a pesquisa, preservação e divulgação da Música Popular Brasileira. O IMMUB atua em pesquisa, com um banco de dados voltado para a discografia básica brasileira; informação e na organização e produção de eventos, consultorias de projetos e administração de programas de capacitação nas áreas de cultura e educação.

6- Rio Música S.C.:

“A RIO MÚSICA surgiu em julho de 1992, Sob a direção de Sérgio Mello Benevenuto.

Por todos esses anos, com a realização de Cursos Extras, Workshops e Eventos em geral já passaram mais de 4.000 estudantes por nossas salas. Vale lembrar que um grande número de alunos e ex-alunos de nossas turmas já são nomes conhecidos no mercado, como produtores, artistas, compositores, arranjadores ou músicos dos principais artistas da atualidade…”

7- Samba Carioca:

Tudo sobre samba carioca!

8- Clube do Tom:

Tudo sobre um dos maestros da Bossa Nova!

9- História Do Brasil.Net:

Textos e imagens da História do Brasil Colônia, Império e República. Fonte de pesquisas históricas…

10- CinemaBrasileiro.Net:

Um site dedicado ao cinema brasileiro!

11- AdoroCinema:

Site com noticias variadas sobre cinema nacional e internacional!

12- Bacalhau.com.br:

“Em pesquisa realizada sobre o hábito do consumo de bacalhau no Brasil, a grande maioria dos entrevistados identificou a Cidade do Porto, em Portugal, como o local de origem do mesmo. Por isso, dedicamos uma página a esta cidade e ao seu vinho, considerado um dos melhores do mundo.”

Links de Cabo-Verde(6):

1- Site oficial do governo De Cabo-Verde.

2- Embaixada de Cabo Verde no Brasil.

3- The CV World-Wide News:

“World-Wide Cape Verdean News and Opinion”

Site em inglês sobre Cabo-Verde!

4- ECaboVerde:

Banco de fotos  de Cabo-Verde.

5- Cesaria Evora:

Tudo sobre uma das maiores estrelas da cultura de Cabo-Verde!

6- Fotos de Cabo-Verde:

Site alemão com fotos de Cabo-Verde

Links de Guiné-Bissau(6):

1- Wikipédia:

Página do Wiki sobre Guiné.

2- Planeta Vida:

“O PLANETA VIDA é um espaço na internet onde podes conhecer, partilhar e participar para um mundo melhor!  Aqui podes descobrir muitas informações sobre os países que partilham uma língua comum – o português!”

3- História da Guiné-Bissau:

Conheça melhor a história desse belo país!

4- Movimento Cultural Ubuntu:

O Movimento Cultural Ubuntu pretende valorizar, preservar e fomentar a produção cultural guineense num contexto multicultural. ubuntugnb@gmail.com mcubuntuguinebissau.blogspot.com

 “eu sou porque nós somos. nós somos porque tu és”

“bem comum acima dos interesses individuais”

5- Rio Geba:

“Geba é o mais importante Rio que banha a Guiné-Bissau. Uma evocação simbólica para um “Blog” que é o oceano dos meus desabafos literários.”

6- Guiné-Bissau.com:

Site bem interessante sobre a cultura e muitos outros assuntos de Guiné!

Links de Moçambique(6)

1- Iluminando Vidas:

“Iluminando Vidas is an itinerant exhibition on contemporary Mozambican photography. It is the first exhibition to offer such a comprehensive view of Mozambican photography since the end of 16 years of civil war in 1992.”

2- Bandeira de Moçambique:

Um pouco mais sobre a bandeira de Moçambique no Wikipédia.

3- Portal do Governo de Moçambique:

Site oficial do Governo de Moçambique!

4- Variados:

uma lista de links sobre Moçambique

5- Mingas:

Música de Moçambique!

6- ISArC:

“Somos a primeira instituição de ensino superior na área das artes e cultura em Moçambique. A nossa sede está localizada na Machava, na cidade da Matola. O Instituto Superior de Artes e cultura (ISArC) é uma pessoa colectiva de direito público, de âmbito nacional, dotada de personalidade jurídica, e goza de autonomia científica, pedagógica, administrativa e disciplinar.

Através do decreto número 45/2008 de 26 de Novembro, é criado o ISArC e no dia 15 de Setembro de 2009 iniciamos com as nossas actividades de ensino aprendizagem, comportando as seguintes faculdades:

  • Faculdade de Artes onde ministramos os cursos de Artes Visuais e Design;
  • Faculdade de Estudos da Cultura onde ministramos o curso de Animação Cultural;

Com um universo de cerca de 120 estudantes, começamos a funcionar, e, gradualmente, à medida que as condições forem sendo criadas, outros cursos poderão ser agregados.”

 

Links de Portugal(15):

1- Artistas Unidos:

“Os Artistas Unidos formaram-se a partir do grupo que estreou, em 1995, “António, um Rapaz de Lisboa” de Jorge Silva Melo. Foi com espectáculos de elenco numeroso, peças sobre o aqui e agora ou outras do passado explicitamente políticas, que se fizeram os primeiros tempos da companhia: “O Fim ou Tende Misericórdia de Nós”, “Prometeu” (de JSM), “A Queda do Egoísta Johann Fatzer” de Brecht, “Coriolano” de Shakespeare. O Seminário “Sem Deus nem Chefe”, realizado na Antiga Fábrica Mundet do Seixal, em que foram criadas cinco pequenas produções, cada uma coordenada por um actor que nela participava, serviu de ensaio para os dois anos e meio de trabalho n’A Capital / Teatro Paulo Claro, encerrada pela CML em 29 de Agosto de 2002. Nesse período intenso, a aposta foi na dramaturgia contemporânea: Sarah Kane, Gregory Motton, Jon Fosse, David Harrower, Mark O’Rowe, Xavier Durringer, Spiro Scimone; Jorge Silva Melo, José Maria Vieira Mendes, Rui Guilherme Lopes e Francisco Luís Parreira entre os portugueses…”

2- Portal do Fado:

“O Portal do Fado é um espaço criado com o objectivo de convergir toda a informação acerca do Fado como estilo musical, os fadistas, discos e espectáculos, em constante actualização, e ainda expôr as opiniões e os pontos de vista dos visitantes, colocar questões e orientar discussões.”

Tudo sobre Fado!

3- Escultor.com.pt:

Tudo para quem gosta ou trabalha com escultura!

4- Instituto Camões:

5- Portugal-live.net:

Um site para quem quer descobrir ou viajar por Portugal!

6- Portugal Post:

Noticias para a comunidade portuguesa na Alemanha!

7- Luso planet:

Site dirigido a comunidade portuguesa na França!

8- Lusa Web:

From the Age of the Discoveries to the present, the Portuguese have been an adventurous and pioneering people. Whether tempted by riches of the new world or the opportunities to provide a better life for their families, millions of Portuguese from the Azores islands, Madeira, and of the Portuguese mainland have left their homeland and settled in all four corners of the World.

   LusaWeb is an Internet community dedicated to the people of Portuguese ancestry living in the United States and throughout the world. LusaWeb is a place to celebrate our common heritage, to learn about Portuguese history and traditions and to share the memory of our Portuguese ancestors.

9- Roteiro Gastronómico de Portugal:

Receitas e curiosidades culinárias de Portugal e de outros países lusófonos!

10- Diário de Noticias:

Grande jornal português!

11- Público:

Grande jornal português!

12Centro nacional de Cultura:

“O Centro é uma Associação Cultural fundada em 1945, durante o Salazarismo, como um espaço de encontro e de diálogo entre os diversos setores políticos e ideológicos, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Desde o 25 de Abril de 1974, o CNC tem-se esforçado por transmitir uma noção de cultura sem fronteiras, quer disciplinares, quer geográficas. Ele tenta ser o elo de ligação entre aqueles cujos caminhos normalmente não se cruzam: velhos e jovens, artistas e empresários, setor público e privado. Grande parte da sua ação é dedicada à defesa do património cultural português, à divulgação do papel desempenhado pela cultura portuguesa no mundo, e à atualização das suas relações com outras culturas. Isto é feito através de exposições, de publicações, de cursos de formação, de viagens de estudo de âmbito cultural e de colóquios. Para além das atividades dirigidas ao grande público o C.N.C. organiza ateliers infantis, ações de formação específica para jovens, professores e guias de turismo cultural, promove cursos livres abrangendo as mais diferentes áreas e presta serviços culturais a associações, empresas, autarquias e organismos públicos. A dimensão europeia tem vindo a adquirir peso crescente no CNC, que desenvolve projetos em parceria com congéneres de outros países europeus e acolhe estagiários e artistas estrangeiros ao longo do ano.”

13- Biblioteca Nacional de Portugal:

14- Universidade do Minho:

15- Músicos portugueses:

Conheça alguns músicos portugueses!

Links de São Tomé e Principe(5)

1- Bandeira nacional:

O que diz o wikipédia?

2- Arquivo Histórico de S. Tomé:

“Estas obras são apenas uma pequena mostra do enorme acervo existente no Arquivo Histórico de S. Tomé e Príncipe. Foram digitalizadas em Fevereiro de 2006  sob autorização e supervisão da sua Directora, Dra. Anabela Barroso. Lista de coleções digitalizadas no arquivo histórico de s. tomé.”

3- Cultura de São Tomé e Príncipe:

Um pouco mais de Wiki!

4- História e Cultura de São Tomé e Príncipe:

5- Diário de Viagem:

Um passeio por São Tomé!

– Links Timorenses(4):

1- Site oficial do governo de Timor-Leste:

2- História e cultura de Timor-Leste:

3- O “sistema da educação” em Timor Leste

Um blog bem interessante sobre educação e cultura em Timor-Leste!

4- Wikipédia!

Links variados em torno da lusofonia(6)

1- Poesia Africana de Expressão portuguesa:

2- IILP:

“A história do Instituto Internacional da Língua Portuguesa – IILP começa, oficialmente, em 1989, quando os países de expressão portuguesa se reúnem, em São Luís do Maranhão, para pensar as bases de uma comunidade lusófona. Naquela ocasião, a ideia de se criar um instituto partiu do então Presidente da República do Brasil, José Sarney e de outros dignatários presentes.
Contudo, o Instituto só se tornaria realidade dez anos depois, em 1999, na VI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa – CPLP, que já havia se constituído em 1996. Na reunião, realizada em São Tomé e Príncipe, foram definidas as orientações para a implementação do IILP enquanto organismo promotor da língua portuguesa, aprovados os estatutos que o regem e escolhido o país de acolhida de sua sede nos primeiros anos de existência: a República de Cabo Verde. A primeira Assembleia Geral realizou-se em abril de 2002, na cidade da Praia, capital daquele país.
Os objetivos fundamentais do IILP são “a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais…”

3- Ciberdúvidas da Língua portuguesa:

Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspectiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, que completou 10 anos de existência em 15 de Janeiro de 2007. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.

Além de dispor de um consultório — constituído por um diversificado corpo de colaboradores que respondem, de segunda a sexta-feira, a todas as dúvidas do ponto de vista da ortografia, da fonética, da etimologia, da sintaxe, da semântica e da pragmática —, Ciberdúvidas da Língua Portuguesa abrange outras cinco áreas de conteúdos diferenciados. Aqui se procura fazer jus, interpretando-o nesta era de espaços em rede, ao «fiel secretário» a que se referia Luís de Camões…”

4- TFM:

TFM – Centro do Livro e do Disco de Língua Portuguesa – portugiesische Bücher und Musik – Teo Ferrer de Mesquita

Site alemão dedicado a literatura de língua portuguesa!

5TVisão:

Site com conteúdo variado em torno de arte e cultura dos países de língua portuguesa e de outros países…

6- Afromix.org:

O portal das culturas Africanas e do Caribe!

 

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Zarpando entre links!

  1. dr3wx7 disse:

    Parabens!!! Gostei Muiiitooo !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: