Lendo nas prisões!

No Brasil, os detentos poderão sair mais cedo da cadeia se lerem livros!
O país acaba de criar uma nova forma de remissão de pena! Os presos das prisões federais poderão reduzir o tempo de suas penas graças a leitura! A decisão do governo prevê quatro dias por livro lido!

Projeto Barreras!
Leitura nas prisões!

Os 473.627 prisioneiros  do país poderão ler até 12 obras de literatura, filosofia ou de ciência por ano, ganhando assim até 48 dias de detenção a menos anualmente!

O governo brasileiro explica que os prisioneiros terão 4 semanas para ler um livro e em seguida redigir uma dissertação sobre o assunto. Logo, um júri decidirá se o preso poderá  obter a remissão de pena ou não.

No site do Guardian, Erwin James, um antigo detento, faz uma lista dos livros que os presos brasileiros deveriam consultar. O editor que passou 20 anos preso, aconselha por exemplo o livro Crime e Castigo de Fiodor Dostoievski.

Erwin James foi também marcado pela  leitura de The Second Prison por Ronan Bennet:

«O livro conta a historia de Kane, um republicano irlandês solto após ter cumprido sua pena por ter participado a um assassinato.(…) Mesmo depois de sair da prisão, o personagem continua sendo um prisioneiro estigmatizado pela sociedade! Isso é a realidade de muitas pessoas  que tentam se reinserir na sociedade após passar pela cadeia.»

Para Erwin James, a iniciativa brasileira é uma ótima ideia. Ele se lembra de sua passagem pela cadeia

 e da importância que tiveram esses livros na sua recuperação:

« Os livros que li na prisão não me deram redução de pena alguma mas me ajudaram a ser aquele que eu deveria ter sido.»

Lembramos a todos os sensibilizados pelo tema, que no site Zarpante, encontra-se neste momento, o projeto Barreras! Um projeto audiovisual sobre a importância de levar arte e cultura para as prisões para que possamos reinserir os detentos a sociedade e sensibilizá-los a essas atividades! O filme conta por exemplo a historia de um ex-detento que virou engenheiro de som e vive totalmente integrado a sociedade! O projeto está captando recursos pelo nosso site de financiamento coletivo! Atingimos 74% da meta e contamos com uma pequena contribuição de todos para atingir os 100% e executar o projeto, levando esse filme ao público em acesso livre! Assistam abaixo um pequeno teaser do que realmente vai ser esse filme com participação de vários músicos como o Penna Firme, B-Negão, Aleh Ferreira, Rafael Kalil, entre outros!

Clique aqui para saber mais sobre o projeto e contribua se gostar! Sua ajuda faz toda a diferença!


Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Lendo nas prisões!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: