Financiamento Coletivo em 1958!

Caros amigos,

Para todos aqueles que pensam que o Crowdfunding (financiamento coletivo) não passa de uma moda ou de uma simples ferramenta de marketing ou de estudo do mercado, gostaríamos de lembrar que há muito tempo já se faz apelo ao público para ajudar a financiar projetos!

Seja na edição, nos espetáculos, seja na restauração do patrimônio, contar com a ajuda do público para concretizar ideias ou conservar o patrimônio, vem sendo há muito tempo um elemento importante na captação de recursos. Em uma era onde, pela internet, a questão de disponibilizar gratuitamente o conteúdo é cada vez mais central, surgem as plataformas de financiamento coletivo buscando descentralisar o poder e fazer com que milhares de apreciadores tenham mais acesso e participem do financiamento de diversas manifestações artísticas! Um modelo mais do que pertinente em tempos de crise! Um sistema são de financiamento, que se torna cada vez mais eficaz graças à web 2.0. e à internet!

Cover of "Shadows"

Cover of Shadows

Tomemos como exemplo o filme “Shadows” de John Cassavetes: um filme do final da década de 50, financiado graças aos ouvintes de uma rádio!

“Financie um filme que se parece com você!”

Foram as palavras utilizadas por John Cassavetes para convocar os ouvintes de uma rádio local a contribuírem para seu filme!

Aconteceu assim:

Shadows foi gravado em 1958 em 16mm. Seu financiamento foi totalmente improvisado, segundo conta o próprio diretor  em uma entrevista a André S. Labarthe. Entrevistado por Gene Sheppard em um programa de rádio chamado Night People, que ia ao ar a uma hora da manhã, Cassavetes declara que é possível fazer um filme totalmente livre de restrições orçamentárias impostas pelos estúdios, se cada ouvinte da rádio enviar um dólar para financiar o filme! No dia seguinte ele recebe 2000 notas de um dólar e começa a filmar improvisações, em torno de um tema, já que o filme não estava escrito ainda! Durante quatro meses Cassavetes filma cenas sobre a vida de uma família negra em Nova-York. Vejam abaixo um pequeno trecho desse filme experimentalmente coletivo e tão pioneiro!

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Financiamento Coletivo em 1958!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: