Dia internacional dos Museus!

18 de maio é o dia internacional dos museus e, por isso, hoje vamos deixar aqui algumas dicas para que se divirtam e para que aproveitem plenamente este dia em que podemos todos ter acesso à cultura sem ter que pagar nada!

Na França, por exemplo, na noite do dia 19, todos os museus terão entrada franca e estarão abertos ao público a partir das 18h! Muitos desses museus geralmente fecham em torno de 18h mas, na noite de 19 de maio, estarão abertos, esperando a visita de todos! Esse evento faz parte da noite europeia dos museus! Onde quer que estejam, no mundo todo vai haver eventos relacionados ao dia do museu por isso aconselhamos que saiam pelas ruas de suas cidades e visite m ou revisitemos museus pelos quais têm interesse.

A comunidade internacional de museus celebra este ano 35 anos do Dia Internacional dos Museus!

Para cada ano há uma temática diferente, e os museus e seus visitantes são convidados a participar. Este ano o tema é: “Os museus em um mundo em movimento. Novos desafios, novas inspirações.”

Isso nos faz refletir sobre o papel dos museus em nossas sociedades, e sobre novos modos de gestão e de financiamento, inclusive para projetos de museus estaduais.

– Em São Paulo, por exemplo, aconselhamos o Museu da Língua Portuguesa na estação da Luz, e saibam que todos os museus estaduais de Sampa têm acesso grátis hoje!

– Dia dos Museus e Noite dos Museus em Portugal: http://www.ipmuseus.pt/pt-PT/iniciativas/actividades_imc/actividades_imc_arq/ContentDetail.aspx?id=2324

– Programação completa por estados no Brasil. Baixem o pdf seguinte: Guia completo das atividades relacionadas ao Dia Internacional dos Museus no Brasil!

São apenas alguns exemplos, façam suas buscas na net, relativas ao dia dos museus, e façam algumas visitas culturais! Vamos combinar uma coisa: se vocês saírem hoje e visitarem alguns museus, na hora em que estiverem por lá, enriquecendo suas almas, pensem nas pessoas que geralmente não têm acesso à cultura, reflitam sobre a importância que têm a cultura e a arte na formação de indivíduos esclarecidos e felizes. Pensem também na relevância que tem a cultura para a sociedade e! na urgência que existe em nossa sociedade de passar a dar mais valor para o que nos educa e edifica!

Se perceberem o que estamos dizendo, aproveitem que hoje tiveram acesso gratuito a essas fontes de cultura, tara, em seguida, ajudar o projeto Barreras em nosso site! Com o dinheiro que tiverem economizado, visitando um, dois ou n museus, poderão fazer uma boa ação ao contribuir para um projeto bem legal, que trata justamente de levar arte e cultura para os mais carentes, e mostra como é importante dar acesso à arte e à cultura para a reinserção de presos em nossa sociedade. Venham contribuir com o que puderem! A ajuda de cada um de vocês tem impacto real sobre a sociedade de amanhã!

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: