Democratizando graças a coletividade!

Muitas pessoas parecem não perceber ainda muito bem o que vem a ser o financiamento coletivo e como funciona! O público lusófono sente uma ligeira desconfiança, pois o tema é relativamente novo nestes países, porém já vem alcançando resultados positivos no Brasil desde meados de 2011 e conhece também um sucesso muito forte em países como USA, Alemanha, França e tantos outros…

Não se trata apenas de um fenómeno passageiro de moda, e sim de uma alternativa às formas atuais de produção e financiamento de todo tipo de projetos! Zarpante lida  com projetos ligados ao património artístico e cultural dos países de língua portuguesa, e acreditamos que o financiamento coletivo seja uma solução democrática para que artistas e criativos captem fundos para seus projetos!

É preciso, porém, pensarmos de uma forma coletiva e nos desacostumarmos dos moldes capitalistas da competitividade! Se passarmos a pensar no bem coletivo e não só no nosso conforto individual, cresceremos todos juntos, pois a sociedade se enriquece com isso! Zarpante, por exemplo, vê as outras plataformas de financiamento existentes nos países lusófonos como defensoras da mesma causa que a nossa e, portanto,  trabalhamos para atrair e conscientizar um público semelhante! Cada plataforma de financiamento coletivo tem suas especificidades. Zarpante surgiu com o propósito de ser a primeira plataforma de financiamento coletivo direcionada a um público de língua portuguesa espalhado pelos quatro cantos do mundo! Também neste sentido, valorizamos a interatividade entre as diversas culturas de língua portuguesa, e graças à língua comum e às novas tecnologias, buscamos quebrar as barreiras geográficas para aproximar os povos e suas diferentes culturas!

Estes mesmos povos que por tanto tempo foram oprimidos e que hoje ostentam com orgulho suas nacionalidades e particularidades! Em uma época em que sentimos cada vez mais uma homogeneização da informação e uma tentativa desesperada por parte de grandes produtoras de lutar contra o livre acesso à cultura, mantendo assim seu monopólio, surgem também cada vez mais pessoas e entidades decididas a dizer “basta”!  Não vamos, porém, cuspir no prato em que comemos: muita coisa boa foi feita nos modos atuais de produção, mas raramente se divulgam os projetos que valem realmente a pena e que acabam recebendo uma atenção bem menor que outros que nada têm de representativos de nossas culturas! Zarpante  busca ajudar a diversificar o mercado cultural por meio de uma democratização do acesso aos fundos financeiros necessários para realizar  projetos! Dessa forma, pessoas que nunca teriam tido a oportunidade de sequer apresentar seus projetos para uma casa de produção, podem mobilizar seus fãs e suas redes sociais para que os ajudem a transformar sonhos em projetos artísticos com um real impacto em suas vidas e na sociedade!

Trata-se realmente de arte por todos e para todos e, quanto mais pessoas aderirem à ideia, mais fortes seremos! Só existimos com a ajuda de cada um de vocês e por isto agradecemos a todos os que participam, de uma maneira ou de outra, das nossas atividades. Convocamos todos os apreciadores de arte e  profissionais artísticos ou culturais a se inscreverem gratuitamente em nosso site!

Alguns links interessantes sobre o assunto:

A história confusa dos projetos coletivos (texto bem cabeça sobre o assunto)

Arte no plural (A coletividade na arte em exemplos concretos)

Da coletividade ao convívio: fazer, estar e ser juntos. (projetos culturais coletivos)

Curitiba e seu mural artístico coletivo! (Belo exemplo de coletividade artística)

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: