De virar os olhinhos!

Mais uma pérola audiovisual da cultura brasileira! Novos Baianos F.C, um documentário de 1975, sobre este grupo tão carismático cujas musicas estão na boca do povo até hoje! Com direção de Solano Ribeiro, este documentário é uma visita ao sitio dos novos baianos na década de 70! Nele descobriremos a paixão que o grupo tinha pelo futebol e também um pouco do dia a dia e das canções do grupo! Prestem atenção por volta do minuto 17, naquela que talvez seja uma das primeiras gravações no Brasil explicando indiretamente o que é o financiamento coletivo!

“Na hora que a gente estava a perigo mesmo agente morou na rua… a gente resolvia o problema do dinheiro…Aquilo ali a gente fez porque não tinha outra saída : gravadora não queria… não dava certo nada, a gente aqui teve que apelar pro povo sabe qual é?” palavras dos próprios membros do grupo!

Passando por dificuldades financeiras, eles tiveram que pedir dinheiro ao povo nos semáforos para alimentar o carro deles de gasolina e  poder colocar comida na mesa! Acreditamos que cada tostão com o qual as pessoas contribuíram valeu a pena e, que com as ferramentas de hoje em dia, como por exemplo o site Zarpante, estes artistas teriam conseguido mais facilmente  esta ajuda financeira merecida! E vocês? Concordam?

Anúncios
Etiquetado , , ,

2 pensamentos sobre “De virar os olhinhos!

  1. silvana disse:

    Era uma outra época. Outras demandas políticas e economicas. Vivíamos tempos de falta de liberdade.E pensar que uma das filhas de Baby e Pepeu que foi educada nesta ideologia dos Novos Baianos hoje virou crente. O blog fala de tempos idos e vividos,ms volto a dizer…Era uma outra realidade ,tempos de Woodstock que nào voltam mais.

    • zarpante disse:

      Obrigado pelo comentário! Mas a questão aqui não é a época! E sim o fato de que já naquele tempo, os artistas pediam dinheiro a um publico largo de pessoas de uma forma informal! Hoje em dia com o financiamento coletivo,é possível fazer ainda mais! A nossa realidade hoje em dia tem uma lógica consumista mas na hora de consumir bem as pessoas ficam com o pé para trás! Consumir o que todos consomem é fácil, o assunto aqui é contribuir e não consumir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: