Entenda e imagine!

Se não percebes bem o que vem a ser o financiamento coletivo (crowdfunding) e/ou a lógica de funcionamento de nossa plataforma, este post é para ti! Entenda noções como financiamento coletivo e mecenato e logo imagine com o exemplo do projeto Os Mensageiros, inscrito atualmente em nosso site,o que se pode fazer com pequenas contribuições vindas de vários lados!

Para entendermos melhor o que é um mecenas precisamos saber quem foi Caio Cílnio Mecenas (Gaius Cilnius Mecenas)!

”Cidadão romano da época imperial. Foi um grande político, estadista e patrono das letras. Administrou a fortuna da sua rica família (entre 74 a.C. e 64 a.C.) e foi um conselheiro hábil e de confiança do imperador César Octaviano, o qual se fez muitas vezes representar por Mecenas como seu tribuno, orador, patrono e amigo pessoal para várias missões políticas. Mais tarde aposentou-se e devotou todos os seus esforços a seu círculo literário famoso, que incluía Horácio, Virgilio, e Propertius, patrocinando-os com amizade, bens materiais e proteção política. Aos seus protegidos provou ser um amigo e um patrono eficiente e generoso.

Na atualidade seu nome é o símbolo do patronato rico, generoso das artes. Assim o nome Mecenas tornou-se de nome próprio em nome comum. Assim hoje em dia um mecenas é uma pessoa que patrocina as artes, a ciência ou o ensino, muitas vezes com benefícios fiscais.

O comportamento de Mecenas tornou-se um modelo e vários governos valeram-se de artistas e intelectuais para melhorar a própria imagem. O termo mecenas, nos países de línguas neolatinas, indica uma pessoa dotada de poder ou dinheiro que fomenta concretamente a produção de certos literatos e artistas. Num sentido mais amplo, fala-se de mecenato para designar o incentivo financeiro de atividades culturais, como exposições de arte, feiras de livros, peças de teatro, produções cinematográficas, restauro de obras de arte e monumentos.

Esse tipo de incentivo à arte tornou-se prática comum no período renascentista, que buscava inspiração na Antiguidade grega e romana, e vivenciava um momento de pujança econômica com o surgimento da burguesia.”

Definição da palavra Mecenas encontrada no Wikipédia!

Hoje em dia, acreditamos que qualquer um possa ser uma mecenas e que o importante é participar e contribuir como podemos! uma contribuição de 1000 euros sendo assim tão importante quanto uma de 1 euro! E desta forma podemos ajudar, cada qual  com nossos próprios meios, a realizar projetos que nos interessem!

Definição de financiamento coletivo encontrada no Wikipédia

“Crowdfunding, traduzido para o português como Financiamento coletivo ou Financiamento colaborativo, [1] é a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão[2], pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.”

No caso de Zarpante aplicamos este método na captação de fundos para projetos relacionados a arte, cultura, e património! Projetos que representem de uma maneira ou de outra as diferentes culturas que abraçaram a  língua portuguesa!

Imaginemos agora um exemplo com o projeto em nosso site do LIVRO/CD “Os Mensageiros” !

“Sob a égide dos 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa que se celebra em 2013, a SevenMuses MusicBooks com o apoio da Casa Fernando Pessoa, tem em curso a produção desta antologia poética e musical de Fernando Pessoa!
Trata-se de uma edição original que tem um livro de capa dura a cores com 200 páginas, sendo a introdução e seleção poética de Luís Filipe Sarmento que revisita o essencial da obra do ortónimo Fernando Pessoa e dos seus mais importantes heterónimos; Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.
Esta edição acompanha ainda com um CD que contém 15 composições originais inspiradas na poesia de Fernando Pessoa de vários autores com créditos firmados, gravadas por músicos de excepção, estando já confirmadas e gravadas as interpretações de Dulce Pontes, Ruy de Carvalho, Oswaldo Montenegro, Ana Laíns, Fernanda Porto, Joaquim de Almeida entre outros, estando o desafio estendido também a Maria Bethânia.
Esta edição está prevista para a Primavera de 2012 e terá lançamento na Casa Fernando Pessoa com o apoio da Antena 1.”

Duas pessoas já contribuíram para o projeto que tinha como meta financeira inicial 21230 euros! Após receber 57 euros em contribuição, faltam hoje 21173 para que o projeto aconteça!

Se uma única pessoa tivesse que financiar este projeto, o custo hoje seria de 21173 euros! (A menos que fosse um grande mecenas, seria difícil uma única pessoa contribuir com tanto)!

Agora imaginemos juntos o que é possível ser feito graças ao financiamento coletivo, as redes sociais, e as tecnologias inexistentes na época em que nasceu o mecenato:

Para a meta financeira restante de 21173 euros, do projeto Os Mensageiros:

Se mil pessoas contribuíssem cada uma com 22 euros o projeto ultrapassaria a meta financeira!

Se duas mil pessoas contribuíssem cada uma com 10 euros e cinquenta centavos o projeto atingiria sua meta financeira tranquilamente

Se cinco mil e quinhentas pessoas contribuíssem cada uma com 4 euros atingiríamos a meta financeira tranquilamente!

Por isso é importante que todos entendam a importância e o valor que damos a cada pequena contribuição para os projetos em nosso site!

Para Zarpante, para os responsáveis pelo projeto, mas também para quem se sentir interessado pelo projeto, se trata realmente de união e de mobilização por um interesse comum: Fazer o projeto acontecer! Com a ajuda de cada um de vocês navegando pela rede, acompanhando e divulgando nosso trabalho, podemos chegar lá!

Se os tempos estão duros contribuam com dois euros e motivem parentes, amigos, colegas,etc, a fazerem o mesmo! Quem não pode sequer contribuir com dois euros talvez  possa ajudar divulgando o projeto? Vamos juntos e convidamos todos a participarem!

Para participar do projeto de Fernando Pessoa cliquem aqui!

Vejam também:

– A poesia do Marinheiro

– Paz no Futebol

E se gostam de Cinema!

Anúncios
Etiquetado , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Entenda e imagine!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: